Laura Pigossi está na final do WTA de Bogotá! Mesmo com torcida contra, a brasileira derrotou a colombiana Maria Camila Osorio, cabeça de chave número 1 e atual campeã do torneio, por 2 sets a 0 (7/5 e 7/6[2]), neste sábado (9). Com a campanha, que já é a melhor de sua carreira em torneios do circuito, a medalhista olímpica dará um salto na próxima atualização do ranking mundial, ficando próxima do top-100.
+ Martine e Kahena são vice-campeãs do Troféu Princesa Sofía
Mesmo com a grande diferença de rankings entre as atletas – enquanto Camila Osorio entrou no torneio como a 33ª colocada da WTA, Laura Pigossi chegou a Bogotá com a 212ª colocação -, o duelo foi bem parelho. Osorio teve uma lesão na perna esquerda ainda na primeira parcial e jogou toda a partida com dores, empurrada pela torcida colombiana.
BIG from Pigossi 👏
— wta (@WTA) April 9, 2022
🇧🇷 @laurapigossi gets past Bogota top seed Osorio to advance to her first WTA final!#CopaColsanitas2022 pic.twitter.com/dkAdy9cooL
O jogo foi um verdadeiro festival de quebras. Para se ter uma ideia, houve mais quebras do que confirmações de serviço (13 quebras contra 12 confirmações). Ao fim, Pigossi levou a melhor e se garantiu na primeira final de WTA de sua vida.
Vinda do quali, a brasileira agora aguarda o confronto entre a alemã Tatjana Maria (237ª) e a russa Kamilla Rakhimova (111ª), que acontecerá ainda neste sábado, para saber quem será sua adversária. A final do WTA de Bogotá está programada para acontecer neste domingo (10).
Emoção e ranking
“Ainda não consigo descrever essa emoção, mas estou feliz em seguir adiante, maneira como estou jogando, aguentando mentalmente os jogos, pois eles estão sendo difíceis. Para ser sincera fiquei nervosa no final, mas é saber lidar com essas situações e não negar elas. Simplesmente aceitar e ganhar assim mesmo”, disse a brasileira medalhista de bronze nas duplas dos Jogos Olímpicos jogando ao lado de Luisa Stefani. “Agora é conversar com meu técnico, com minha equipe e ver o que posso fazer melhor para amanhã.”
Na atualização momentânea do ranking mundial, Laura Pigossi aparece na 125ª posição. É o melhor ranking de sua vida por muito. Até então, sua melhor colocação era um 185º lugar. Caso seja campeã, a medalhista olímpica deverá ir para a 111ª colocação. “Feliz em estar em minha primeira final de WTA, meu ranking de 125 , em ficar na boca para entrar na chave principal dos Grand Slams . Estou no caminho certo. Não é apenas uma semana, mas sim o conjunto de um trabalho. Tudo vem da maneira como precisa ser, tudo ao seu tempo.”
Como foi o jogo
No início do primeiro set, Laura Pigossi abriu 5 a 1 de frente, com duas quebras a frente da colombiana. No entanto, parando o jogo para atendimento médico, Osorio conseguiu devolvê-las e empatou o duelo em 5 a 5. A brasileira não se abalou e venceu os dois games seguintes para fechar a primeira parcial.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O segundo set foi marcado por alternâncias entre troca de quebras e confirmações das duas atletas. O placar se manteve empatado por boa parte do duelo, até que a brasileira abriu frente com 5 a 3. Ela teve a oportunidade de fechar o jogo duas vezes (5 a 4 e 6 a 5), mas desperdiçou ambas. O set foi para o tie-break e lá Pigossi levou a melhor, vencendo por 7 a 2.