O Brasil está definido para o confronto contra a Alemanha pela Copa Davis. Nesta sexta-feira (4), o capitão Jaime Oncins divulgou a convocação oficial do grupo, com a presença dos cinco melhores tenistas do país nos rankings da ATP de simples e duplas. A equipe será composta por Thiago Monteiro, Thiago Wild, Felipe Meligeni, Marcelo Melo e Bruno Soares. O duelo será nos dias 4 e 5 de março, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.
O confronto contra a forte equipe europeia é válido pela fase de Qualifiers da competição. Quem vencer se classifica para o Finals, evento com a presença dos 16 melhores times do mundo, valendo o troféu da Copa Davis. O derrotado vai para o Grupo Mundial I e precisará vencer o próximo confronto para retornar aos Qualifiers em 2023.
+Simples e bela, Abertura de Pequim-2022 celebra a união das diferenças
“Para este confronto contra a Alemanha, eu optei por chamar uma mescla de jogadores. Vamos misturar a experiência de tenistas como o Marcelo e o Bruno, com a juventude do Thiago Monteiro, do Thiago Wild e do Felipe Meligeni”, explicou o capitão Jaime Oncins. “Dos mais jovens, o Monteiro já tem bastante experiência, vem perdendo jogos duros nos detalhes, contra atletas bem ranqueados, e tenho muita confiança nele. O Wild é um atleta que, quando encontra o seu melhor tênis, se torna muito perigoso e pode surpreender bons jogadores. E o Felipe é outro que também me passa muita confiança, que vem jogando bem e correspondeu às expectativas quando foi chamado”.
O duelo
Brasil e Alemanha irão se enfrentar em quadra de saibro, a nível do mar, conforme as características apontadas pela comissão técnica como ideias para encarar os alemães. O palco escolhido foi o Parque Olímpico da Barra, que sediou em 2016 o torneio de tênis nos Jogos Olímpicos. No local será construída uma quadra de saibro especialmente para este evento.
“Será um confronto muito duro. A Alemanha é um time de bastante tradição em Copa Davis e sabe jogar no saibro também. Mas eu estou bastante confiante. Temos um grupo bom e vamos checar com antecedência, para todo mundo ficar bem preparado e com foco total nesse confronto”, afirmou Oncins.
O time
Atual 92º colocado na ATP, o cearense Thiago Monteiro foi convocado pela nona vez para defender o Brasil na Copa Davis. Com seis títulos ATP Challengers no currículo, ele é atualmente o melhor do país na classificação mundial.
Representante da nova geração, o paranaense Thiago Wild foi convocado pela terceira vez. Campeão do US Open Juvenil em 2018 e do ATP 250 de Santiago em 2020, Wild é atualmente o 131º no ranking da ATP, sendo o segundo melhor brasileiro na lista.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Remanescente da equipe que defendeu o Brasil na última Copa Davis, na vitória por 4 a 0 sobre o Líbano, o paulista Felipe Meligeni foi chamado pela terceira oportunidade. Ele ocupa atualmente o 229º lugar no ranking de simples e o 85º posto nas duplas na ATP.
Por fim, fechando a convocação, o Brasil ainda contará com a experiência dos duplistas Bruno Soares e Marcelo Melo. Soares (16º) vai para seu 20º confronto de Copa Davis, enquanto Melo (25º) fará a 24ª aparição em duelos da competição.