Com uma virada digna de um campeão, o brasileiro Igor Marcondes venceu o Challenger de Blumenau no início da tarde deste domingo (16). Ele derrotou na final o jovem argentino Juan Torres, de 19 anos, por 2 sets a 1 após perder o primeiro set e ficar uma quebra atrás no segundo. As parciais foram de 3/6, 7/5 e 6/1. Foi o segundo título do paulista de Caraguatatuba em cerca de um mês, sendo que esse agora rendeu 50 posições no ranking mundial de tênis.
Igor Marcondes e Juan Torres, debaixo de um sol escaldante, iniciaram a final sem sofrer ameaças nos respectivos saques. o primeiro break point apareceu somente no sétimo game, e o argentino não deixou escapar. O brasileiro sentiu a desvantagem e tomou outra quebra no nono, cedendo a primeira parcial. No segundo set, foi de Marcondes a primeira chance de pontuar na devolução, sem sucesso, no terceiro game. A seguir, Torres teve a segunda oportunidade dele, novamente conseguiu abrindo 3 a 1 e passando a depender apenas de seu saque para ficar com a taça. Foi quando a decisão do Challenger de Blumenau começou a virar.
Champion in Blumenau, Brazil 🏆
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) January 16, 2022
🇧🇷 Igor Marcondes takes home his second #ATPChallenger title of the past two months, defeating Juan Bautista Torres 3-6, 7-5 6-1! pic.twitter.com/1jgT0auYYA
Empurrado pela torcida, o brasileiro não se abateu e aproveitou um péssimo momento do rival no game seguinte para devolver a quebra, matando o primeiro de um triplo break point. No 11º, após um duelo muito duro, Igor Marcondes voltou a vencer no saque do argentino, fez 6 a 5 e foi sacar para empatar a partida. Não deu brechas para Torres, logo fez 40 a 0 e confirmou o 7 a 5 no primeiro set point. O equilíbrio acabou ali. A terceira parcial foi toda do brasileiro. Perdeu apenas o primeiro game, na devolução, e a seguir venceu seis seguidos para sagrar-se campeão do torneio de tênis.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Paulista catarinense
“Queria agradecer a todos que vieram aqui, muito legal. Uma força incrível. Tive momentos difíceis hoje e vocês conseguiram me levantar”, disse o campeão. “Começou o ano com um título, espero poder levantar mais”, acrescentou. “Foi uma semana muito boa, tive vários momentos de superação, difíceis, mas conseguiu sobressair. Estou colhendo frutos do trabalho que está sendo feito. Não é o fim, é o começo do trabalho.” A taça do Challenger de Blumenau foi a segunda do paulista de 24 anos, ambas ganhas em Santa Catarina. No final do ano passado, ele venceu o Challenger de Florianópolis. Com isso, passa a somar 205 pontos no ranking da ATP de tênis e vai saltar da atual posição número 326 para a 276. Assim, deve passar a ser o quinto melhor brasileiro. O primeiro é Thiago Monteiro, o número 83 com 809 pontos.