O paulista Gustavo Heide venceu o gaúcho Oscar Gutierrez na final brasileira do ITF de Brasília neste domingo (7) e conquistou na capital federal o segundo título de simples em pouco mais de um mês. Havia sido campeão antes no ITF de Recife no final de setembro. Desta vez, ele saiu atrás, se recuperou e aplicou um pneu no segundo set, mas precisou reverter uma quebra de desvantagem no terceiro e decisivo para sair da quadra com o troféu. Ao final de mais de duas horas de duelo, marcou 2/6, 6/0 e 6/4.
Ainda neste domingo, três brasileiros entraram em quadra pela primeira rodada de classificatórios de challengers. Thomaz Bellucci perdeu por 2 a 0, com 6/4 e 6/2 nas parciais, para o ucraniano Vladyslav Orlov e foi eliminado em Roanne, na França. Já em Montevidéu, Rafael Matos tomou um duplo 6/2 do espanhol Nicolas Varona e também está fora. Ainda na capital uruguaia, Gilbert Klier venceu o anfitrião Dario Acosta por 6/3 e 7/5 e avançou.
Pneu, virada e taça
O primeiro set começou a pegar fogo no terceiro game, quando Gutierrez sofreu para conseguir confirmar o serviço. A seguir, no quarto, foi ele quem colocou muita pressão no saque de Heide e, após muita luta de ambos, conseguiu a quebra. No quinto game Gustavo Heide voltou a pressionar na devolução, mas novamente o rival se safou e confirmou o saque. No oitavo, Oscar Gutierrez conseguiu um duplo set point no serviço do rival e não perdoou, fazendo 1 a 0 com 6/2 na parcial.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Todas as quebras que Heide deixou escapar no primeiro set vieram no segundo, e com juros. Foram três, no primeiro, terceiro e quinto games, dando um pneu (6/0) no adversário. A parcial foi toda dele, com “jogo” apenas no quarto game. Nos outros cinco, Oscaer Gutierrez venceu apenas seis pontos e viu o rival ganhar moral para a decisão para o set final. Nele, o equilíbrio voltou ao confronto e Gutierrez conseguiu uma vantagem no sexto game, abrindo 4 a 2. Heide, porém, não só respondeu e conseguiu fazer 4 a 4 no oitavo, como voltou a quebrar o adversário no nono e entrou no décimo com 5 a 4 a favor e o saque para o título. O paulista confirmou o serviço e levou a taça do ITF de Brasília, o segundo dele este ano no circuito da federação internacional de tênis.