O sábado (18) foi agitado para tênis brasileiro! Além da vantagem conquistada na Copa Davis, Gabriel Decamps avançou à primeira final de ITF da carreira, enquanto Mateus Alves e Igor Marcondes foram vice-campeões na África do Sul. Já Bia Haddad não conseguiu avançar à terceira final seguida de W60, caindo na semifinal após enfrentar uma rodada dupla. Confira
Bia Haddad perde invencibilidade
No W60 de Caldas da Rainha, em Portugal, após ter o confronto das quartas de final interrompido pela chuva na sexta-feira (17), Bia Haddad voltou à quadra neste sábado para terminar o trabalho diante da chine Xinyu Wang, cabeça de chave dois. A partida foi suspensa depois de a brasileria vencer o primeiro set e estar perdendo o segundo por 4/3. Ela, então, virou a parciail e fechou o jogo em 6/3 e 6/4, avançando à semi.
Mais tarde, Bia Haddad entrou em ação novamente, agora diante da francesa Harmony Tan, cabeça de chave três e número 128 do ranking. Desta vez, no entanto, o desfecho foi diferente. A brasileira teve a vantagem no primeiro set, mas cedeu a virada para a adversária. E no segundo, Bia chegou a salvar vários match points, conseguiu forçar o tie-break, mas Tan acabou fechando o jogo na sequência em 7/6 (7-5) e 7/6 (7-4).
+Bruna de Paula marca 5 gols em sua estreia pelo Metz na Champions League
Assim, Bia Haddad perde a invencibilidade que já vinha de 13 jogos seguidos. Ela foi campeã dos W60 de Cologne-Bellerive e Montreux na Suíça, mantendo o 100% de aproveitamento em finais na temporada: foram cinco decisões e cinco títulos.
Gabriel Decamps faz final inédita
No ITF M15 de Monastir, na Tunísia, Gabriel Decamps tem motivo de sobra para comemorar. Aos 22 anos e vindo do circuito universitário dos Estados Unidos, ele venceu a primeira de três semifinais do ano e garantiu vaga em sua primeira final profissional da carreira.
Para tanto, Gabriel Decamps derrotou o japonês Ryota Tanuma, cabeça de chave dois e 645º do ranking, por 7/6 (7-5) e 6/3. Esta foi sua sexta vitória seguida na semana, já que precisou disputar o quali. Agora, ele decide o título contra o convidado australiano Li Tu, que surpreendeu o cabeça de chave um na outra semifinal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Por fim, Mateus Alves e Igor Marcondes foram vice-campeões nas duplas do ITF M25 de Joanesburgo, na África do Sul. Os brasileiros foram derrotados na final diante do israelense Daniel Cukierman e do britânico Alastair Gray em sets diretos, por 7/6 (7-5) e 6/3.
Jogando juntos, Matos e Marcondes buscavam o terceiro troféu juntos, já que venceram dois torneios no ano passado, no México e em Portugal. Além disso, aos 20 anos, Mateus buscava o sétimo título de duplas na carreira e o quarto na temporada, enquanto Igor Marcondes tem 15 troféus, dois este ano.