Bruno Soares e Jamie Murray aumentaram suas chances de terminar a temporada com a dupla número do ranking mundial depois de despachar nesta terça-feira os irmãos Bryan por 6/3 e 6/4 na segunda rodada do ATP Finals, torneio que encerra 2016 reunindo as oito parcerias que melhor desempenho tiveram no ano.
Com o resultado, Bruno Soares e Jamie Murray ficaram muito perto de garantir um lugar na semifinal do torneio que está sendo disputado em Londres. O brasileiro e o britânico brigam com os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut pela honra de terminar a temporada como número 1 do mundo.
O mineiro e o britânico foram muito bem na partida e dominaram os norte-americanos, que não tiveram uma chance sequer de quebra. Sacando muito bem, Bruno e Jamie terminaram o primeiro set com 100% de aproveitamento com a primeira bola. Eles anotaram uma quebra solitária no oitavo game e confirmaram em seguida para fechar.
No começo do segundo set, Soares e Murray tiveram três chances de quebra logo de cara, mas os Bryan se salvaram. Contudo, os gêmeos não escaparam de perder o saque no sétimo, quando salvaram o primeiro break, mas não o segundo. A dupla mineiro-britânica administrou a vantagem até o fim e selou a vitória, a primeira em dois duelos com os norte-americanos.
Na estreia da competição, domingo, Bruno Soares e Jamie Murray derrotaram o bielorrusso Max Mirnyi e o filipino Treat Huey em dois sets com parciais de 6/4 e 7/5. Com duas vitórias em dois jogos, Soares e Murray podem garantir a classificação para a semifinal ainda nesta quarta-feira caso Mirnyi e Huey derrotem Marcelo Melo e Ivan Dodig em jogo que será disputado ainda nesta terça-feira a partir das 16h no horário de Brasília.
Caso Melo e Dodig vençam, a definição dos classificados ficará para a última rodada, quinta-feira, quando as duplas dos tenistas brasileiros serão adversárias em Londres.
Na outra chave do ATP Finals, os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut perderam segunda-feira na estreia para Raven Klaasen e Rajeev Ram por 7/5 e 6/4 e podem se complicar nesta quarta-feira se perderem para os espanhóis Feliciano e Marc López. Se for eliminada ainda na fase de grupos, a dupla francesa abrirá o caminho para Bruno Soares e Andy Murray terminarem o ano na primeira colocação do ranking mundial.