Brasileira perde de virada por 2 a 1 para a sueca Johanna Larsson e é eliminada nas oitavas da competição.
A brasileira Beatriz Haddad Maia sofreu uma derrota dolorosa para a sueca Johanna Larsson, nas oitavas de final do WTA de Luxemburgo. Na manhã desta quarta-feira (18), a tenista número um do Brasil e 58ª do mundo perdeu de virada por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5) e 6/2, em duas horas e 19 minutos de jogo.
Pela primeira vez como cabeça de chave de um torneio WTA, Bia havia iniciado muito bem sua participação com vitória consistente sobre a belga Kirsten Flipkens e jogava com confiança para seguir até as fases finais de Luxemburgo. No entanto, a sueca Johanna Larsson (79ª) complicou a partida.
O primeiro set foi de domínio de Bia. Ela conseguiu uma quebra e salvou quatro break points. Assim, fechou com certa tranquilidade em 6/3. O segundo set foi bem mais equilibrado. Bia teve duas chances de quebrar o saque da oponente, mas não obteve êxito. Sem quebras de ambos os lados e 6/6 no placar o set foi para o tie break. O equilíbrio permaneceu, mas a sueca se deu melhor e, em um mini-break da brasileira, fechou em 7/5 para empatar a partida e levar para o terceiro e decisivo set.
A sueca pegou confiança após a vitória apertada no tie-break. Passou a jogar melhor que Bia e a dominou. Com duas quebras, Johanna fechou o set em 6/2 e avançou às quartas de final da competição. Foi a segunda vez que Bia e Johanna se enfrentaram e a primeira vez que a sueca venceu. Na próxima fase, ela jogará contra a francesa Pauline Parmentier, que superou a paraguaia Veronica Cepede Royg (parceira de Bia nas duplas) por 7/5 e 6/1.
Outras que também avançaram na chave de simples foram a alemã Carina Witthoeft, a belga Elise Mertens e a britânica Heather Watson.
O último torneio de Bia na temporada
O WTA de Luxemburgo é o último campeonato agendado no calendário da brasileira Beatriz Haddad Maia na temporada 2017. No entanto, apesar da derrota, ela permanece viva no torneio de duplas. Junto com a paraguaia Veronica Cepede Royg, a brasileira disputará as quartas de final na quinta-feira. O curioso é que a adversária nas duplas pode ser novamente a sueca Johanna Larsson, que ainda disputa as oitavas de final ao lado da holandesa Kiki Bertens. Se vencerem, jogam contra a brasileira e a paraguaia.