Siga o OTD

Tóquio 2020

ITF confirma 11 brasileiros nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio

Com exceção da Rio-2016, Tóquio terá a maior delegação do tênis brasileiro em Jogos Olímpicos e Paralímpicos na história

ITF - Tênis Tóquio
(Divulgação)

A ITF (Federação Internacional de Tênis) divulgou nesta quinta-feira (1) a relação dos atletas classificados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. O Brasil aparece na lista para as duas categorias, com o total de 11 atletas. Com exceção da Rio-2016, disputada no Brasil, esta é a edição com o maior número de atletas do país classificados.

O tênis nos Jogos Olímpicos será disputado entre 24 de julho e 1º de agosto. O ranking ATP utilizado como base para a classificação foi o de 14 de junho. Na chave de simples, o brasil será representado pelo cearense Thiago Monteiro, número 81 do ranking, e pelo mineiro João Menezes (210º), que foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019, conquistando a sua vaga. Será a primeira participação olímpica de ambos.

+Brasil já tem 287 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Nas duplas, o país também vai forte em busca da medalha. Os mineiros Bruno Soares (13º) e Marcelo Melo (18º) se classificaram devido ao somatório do ranking combinado. Marcelo vai para os Jogos pela quarta vez consecutiva, enquanto Bruno vai para a terceira Olimpíada. 

Jogos Paralímpicos

A ITF confirmou sete representantes do tênis em cadeira de rodas em Tóquio, sendo a edição com o maior número de brasileiros classificados com exceção da Rio-2016. Com o ranking ITF de 7 de junho como base, se classificaram para a chave Open Masculino: os mineiros Daniel Rodrigues (11º), Gustavo Carneiro (41º) e Rafael Medeiros (46º). Daniel disputará o evento pela segunda vez, Rafael pela terceira, enquanto Gustavo fará, então, sua estreia. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na Open Feminino, a mineira Meirycoll Duval (28ª) também se classificou para debutar nos Jogos Paralímpicos. No quad, o catarinense Ymanitu Silva (10º) carimbou o passaporte para competir no evento pela segunda vez. 

Por fim, a ITF também incluiu na lista Ana Caldeira (Open Feminino) e Mauricio Pommê (Open Masculino), ambos classificados pelo bipartite – convite enviado pela ITF com base em critérios técnicos pré-estabelecidos. Ana é estreante, enquanto Mauricio conquistou a vaga olímpica pela quinta vez. A competição de tênis em cadeira de rodas será realizada entre 27 de agosto e 4 de setembro.

Mais em Tóquio 2020