Os dois brasileiros que conseguiram a classificação para o ATP Finals, etapa que reúne as oito melhores duplas do circuito mundial de tênis, serão adversários na primeira fase do torneio. Bruno Soares, que jogará ao lado de Jamie Murray, com quem ganhou dois Grand Slams em 2016, caiu na chave Edberg/Jarryd junto com Marcelo Melo, que terá como parceiro o croata Ivan Dodig. Além das duas parcerias, completam a chave os irmãos Bob e Mike Bryan, dos Estados Unidos, e o checo Treat Huey e o bielorrusso Max Mirnyi.
Na primeira fase, as quatro duplas jogam entre si em turno único, classificando as duas melhores colocadas para as semifinais, quando vão cruzar com os dois primeiros da chave Fleming/McEnroe, que conta com os franceses Pierre-Hugues Hebert e Nicolas Mahut, primeiros colocados do ranking, os espanhóis Feliciano e Marc López, a parceria formada pelo finlandês Henri Kontinen e pelo australiano John Peers, e a dupla Raven Klaasen, da África do Sul, e Rajjev Ram, dos Estados Unidos.
A ATP sorteou também nesta segunda-feira as chaves do torneio de simples. O novo número 1 do mundo, o britânico Andy Murray, ficou no grupo John McEnroe ao lado do suíço Stan Wawrinka, do japonês Kei Nishikori e do croata Malin Cilic. No Grupo Ivan Lendl ficaram o sérvio Novak Djokovic, o canadense Milos Raonic, o francês Gael Monfils e o belga Dominic Thiem.
O torneio que fecha a temporada 2016 do circuito mundial de tênis começa no próximo domingo e vai até o dia 20 de janeiro.