A brasileira Bia Haddad Maia venceu mais uma e avançou para a semifinal do ITF de Villa Maria, na Argentina. Ela passou pela russa Amina Anshba nesta sexta-feira (2) com uma vitória por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 6/0 em pouco menos de duas horas de duelo. No torneio masculino de Villa Maria, na mesma fase, Matheus Pucinelli lutou muito, mas foi eliminado pelo anfitrião Nicolas Kicker com um duplo 7/6, com 7/5 e 6/4 nos tie-breaks.
Além dos dois, Oscar Gutierrez e o parceiro chinês Hanwen Li venceram os tchecos Merek Gengel e Andrew Paulson por 2 sets a 1 e chegaram na final da chave de duplas do ITF de Sharm El Sheikh, no Egito. Na decisão, pegam a parceria cabeça de chave número 2, formada por Ryan Nijboer, da Holanda, e o austríaco Neil Oberleitner.
Na Tunísia, Igor Marcondes, que começou pelo classificatório, passou pelo russo Alen Avidzba, cabeça de chave número 2, por 6/3 e 6/2 e está na semifinal do ITF de Monastir. Já Mateus Alves perdeu pelo local Aziz Dougaz por 2 a 1, com 6/2, 5/7 e 6/4, também pelas quartas de final.
Pneu na Argentina
Bia Haddad foi melhor que Amina Anshba no primeiro serviço, encaixando 74% deles e pontuando em 63%. A russa colocou em quadra 57% e pontuou apenas em 39%. No segundo saque, os números foram equilibrados, com ligeira vantagem para Anshba: 83% a 73% de encaixe, com 35% a 33% de aproveitamento.
“Estou feliz com o meu jogo hoje, tive muita paciência e persistência durante a partida. Voltavam muitas bolas, mas consegui focar, ficar firme e ir para cima na hora certa. Estou bem feliz com o trabalho que venho fazendo com o Rafa (Paciaroni, técnico), nós estamos conseguindo coisas boas a cada dia que passa”, disse Bia, que pega a a venezuelana Andrea Gamiz neste sábado (3) na batalha pela final. As tenistas já se enfrentaram duas vezes, ambas com vitória de Bia. Se passar, será a sexta final dela desde o retorno ao circuito. Venceu quatro.
Batalha de Pucinelli e final no Egito
A batalha de Pucinelli contra Nicolas Kicker, também em Villa Maria, levou 3h37 e não teve quebra de serviços. No tie-break do primeiro set, o argentino abriu 5 a 2, conseguiu um triplo break-point no 6 a 3, mas só fechou no último, em 7/5. Na segunda parcial, Nicolas Kicker fechou o jogo após marcar quatro pontos seguidos no tie-break.
+ Crise entre Fina e Tóquio expõe o ‘novo normal’ da Olimpíada
Na chave de duplas do ITF de Sharm El Sheikh, Oscar Gutierrez e Hanwen Li perderam o primeiro set para Merek Gengel e Andrew Paulson ao tomarem a única quebra da parcial no quarto game, quando os tchecos abriram 3 a 1. O empate veio com duas quebras no segundo set, no sexto e oitavo games, esta última fechando a parcial. A decisão foi para o supre tie-break, onde Gutierrez e Li saíram de 7/8 para vencer por 10/8.
ITF de Monastir
Na Tunísia, Igor Marcondes quebrou Alen Avidzba logo no primeiro serviço do rival e, confirmando duas passagens, abriu 3 a 0. Foi o suficiente. Na segunda parcial, o brasileiro venceu no saque do russo no terceiro e no sétimo games. Na semifinal, Marcones, que saiu do quali, pega o oitavo cabeça de chave, o italiano Franco Agamenone.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
Do outro lado está o tunisiano Aziz Dougaz, primeiro cabeça de chave, que eliminou Mateus Alves, sexto maior favorito, em 2h31min nas quartas de final. O dono da casa conseguiu duas quebras para vencer a primeira parcial, mas tomou o empate perdendo o saque para o brasileiro no 12º e último game da segunda série. No set decisivo, uma quebra no sétimo game selou a vitória de Dougaz.