A paulistana Luisa Stefani e a norte-americana Hayley Carter se classificaram, nesta terça-feira (30), para a semifinal do WTA 1000 de Miami, nos Estados Unidos, torneio sobre o piso duro com premiação de US$ 3,26 milhões. A dupla derrotou as norte-americanas Jessica Pegula e Asia Muhammad, por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 e 6/1 após 1h01min de duração.
Esta será a segunda vez de Luisa Stefani e da dupla na semifinal de um torneio desse porte. No ano passado elas fizeram semifinal no torneio de Roma, na Itália, que na época era chamado WTA Premiere, que é o atual WTA 1000. A vitória garante o melhor ranking da carreira de Luisa, o 29º posto, igualando o melhor ranking da multicampeã Maria Esther Bueno, conquistado em dezembro de 1976. O ranking feminino foi estabelecido em 1975 e a WTA nos primeiros anos só traz os rankings de fechamento da temporada. Acredita-se que Maria Esther teria sido número 1 na década de 60 quando ganhou títulos de Grand Slam em simples e nas duplas.
PALAVRA DE CRAQUE@Luisa__Stefani comentou a vitória de hoje que levou ela e parceira Hayley Carter para a semifinal do #wtamiami #MiamiOpen @MiamiOpen pic.twitter.com/oGihEk0302
— Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial) March 30, 2021
“Ótimo jogo hoje (terça). Sempre quis jogar aqui e está sendo uma baita estreia. Tivemos mais um jogo duro e amanhã mais uma batalha pela frente, mas estamos bem confiantes. A Hayley jogou super bem e eu joguei bem também. Estamos melhorando a cada jogo e contamos com a torcida de todos, sentimos bem essa energia por mais que estejamos nessa bolha. Vamos que vamos”, resumiu Luisa Stefani.
+Carolina Meligeni e Mateus Alves ficam com vice na Argentina e na Tunísia
Luisa Stefani vai buscar sua primeira final de WTA 1000 contra as vencedoras do duelo entre a dupla da canadense Gabriela Dabrowski e a mexicana Giulia Olmos e as norte-americanas Coco Gauff e Christina McNally. Se vencer mais esta partida, Luisa subirá ao 26º lugar.
TORNEIOS DA ITF
Além da partida de Luisa Stefani pelo WTA 1000 de Miami, o tênis brasileiro esteve representado nesta terça-feira em torneios da ITF em Villa Maria, na Argentina, Monastir, na Tunísia, e em Sharm El Sheikh, no Egito.
Em Villa Maria, Beatriz Haddad Maia superou uma batalha de 3h10min para vencer Ana Sofia Palau, do México, por 6/3, 5/7 e 6/1. Além dela, Ingrid Gamarra Martins derrotou a equatoriana Meli Gonzalez com parciais de 6/3 e 6/1. Já Laura Pigossi não teve a mesma sorte e caiu diante da grega Valentini Grammatikopoulou por 6/3 e 7/5. Gabriela Cé também disse adeus ao torneio ao perder para a húngara Panna Udvardy por 6/3 e 6/4. No masculino, João Lucas Reis da Silva eliminou o argentino Francisco Comesana por 6/4 e 6/3.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Nas duplas, Rebeca Pereira e a chilena Barbara Gatica perderam para Yuliana Lizarazo, da Colômbia, e Aurora Zantedeschi, da Itália, por 6/4 e 6/1. Já parceria brasileira formada por Gabriela Cé e Carolina Meligeni também foi derrotada na estreia depois de um jogaço contra Andrea Gamiz, da Venezuela, e Guillermina Naya, da Argentina, com parciais de 4/6, 6/2 e 12/10.
Em Monastir, Igor Marcondes derrotou Buvaysar Gadamauri, da Bélgica, por 6/2 e 6/1. Gilbert Klier também venceu ao superar o búlgaro Alexander Donski por 7/6 (7/5) e 6/3. Já Natan Rodrigues fez jogo duro contra o japonês Sho Shimabukuro, mas perdeu por 6/3, 5/7 e 6/2. Nas duplas, Mateus Alves e Igor Marcondes perderam para Eliakim Coulibaly, da Costa do Marfim, e Hazem Naw, da Síria, por 6/2 e 7/5.
Em Sharm El Sheilkh, Thaisa Pedretti e a britânica Alicia Barnett derrotaram as suecas Julia Lovqvist e Julia Saner por 6/4 e 6/2. Nas duplas masculinas, Oscar Gutierrez jogou ao lado do chinês Hanwen Li e venceu o italiano Simone Roncalli e o uruguaio Emiliano Troche por duplo 6/4.