Que dia para o tênis brasileiro. Neste sábado (17), três representantes do país garantiram vaga em finais ao redor do mundo. No torneio mais importante, o ATP 500 de St. Petersburgo, Marcelo Demoliner vai buscar o título mais importante da carreira, enquanto Marcelo Melo tenta o segundo troféu da temporada no ATP 250 de Colônia. No ITF de Funchal, Bia Haddad faz mais uma final e busca o quarto título em dois meses. Por fim, Rebeca Pereira foi campeã na chave de duplas do ITF de Monastir. Confira os destaques.
+Pepê Gonçalves conquista ouro e bronze na Copa do Mundo
Demoliner busca título mais importante da carreira
Marcelo Demoliner está na final do ATP 500 de St. Petersburgo, na Rússia. Neste sábado (17), o brasileiro e seu parceiro Matwe Middelkoop venceram o americano Reilly Opelka e o cazaque Alexander Bublik por 2 a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 10/6.
A vitória é importante, já que desde o retorno do circuito, em agosto, eles só haviam vencido duas vezes e ainda foram eliminados na estreia de Roland Garros e do challenger de Parma, na semana passada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Além disso, esta é a segunda final da dupla neste ano, que foi campeã do ATP de Córdoba, em fevereiro. Agora, Marcelo Demoliner busca o maior título da carreira e vai encarar os cabeças de chave dois, os veteranos Jurgen Melzer e Edouard Roger-Vasselin. Ao lado de Middelkoop, ele venceu também em Moscou no ano passado.
Por fim, caso conquiste o troféu, Demoliner poderá subir para 41º do ranking, aproximando-se do seu recorde pessoal, que é o 34º posto.
Marcelo Melo espanta má fase e faz final
Depois de uma sequência negativa, Marcelo Melo e Lukasz Kubot espantaram a má fase e garantiram a vaga na final do ATP 250 de Colônia, na Alemanha. Cabeças de chave número um, eles superarm o sul-africano Raven Klaasen e o austríaco Oliver Marach em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3.
Agora, Marcelo Melo e Kubot buscam o segundo título da temporada (foram campeões do ATP 500 de Acapulco antes da paralisação pela pandemia) e terão pela frente os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, cabeças de chave número 2.
Este é o primeiro de dois ATP 250 seguidos que eles jogarão na cidade alemã, com o segundo começando nesta segunda-feira (19). No ranking mundial de duplas, Marcelo Melo e Kubot estão empatados em 12º lugar, com 5.140 pontos. Na Corrida para Londres, ocupam atualmente também a 12ª colocação com 1.085 pontos.
Bia Haddad em mais uma final
Ver Bia Haddad em final de ITF já virou rotina. Neste sábado (17), ela conquistou a vaga na decisão ao vencer, de virada, Arianne Hartono, cabeça de chave dois e algoz de Luisa Stefani, por 3/6, 6/2 e 6/3, em 2h31.
Na outra semifinal, no entanto, Ingrid Martins sofreu a derrota e acabou com as chances de uma final 100% brasileira. A carioca foi superada pela atleta da casa, Francisca Jorge, em sets direto, com parciais de 6/2 e 7/5.
Assim, Bia Haddad fará sua quinta final em seis torneios disputados e vai em busca do quarto título desde a retomada da temporada. A paulista, que começou 2020 na última colocação do ranking, já é a segunda melhor brasileira na lista, na 378ª posição.
Além disso, Bia Haddad ainda foi vice-campeã da chave de duplas do ITF de Funchal. Ao lado de Ingrid Martins, elas acabaram derrotadas pelas cabeças de chave dois, Arianne Hartono e Eva Vedder de virada, por 4/6, 6/1 e 10/7.
Rebeca Pereira é campeã
E teve título brasileiro no ITF W15 de Monastir, na Tunísia! Rebeca Pereira e Bárbara Gatica tiveram trabalho, mas conquistaram a taça depois 2h02 de jogo. Elas superaram, de virada, a polonesa Weronika Falkowska e a alemã Lisa Ponomar por 3/6, 7/6 (7-3) e 17/15.