Uma quarta-feira (30) agitadíssima para o tênis brasileiro. Em Roland Garros, Grand Slam francês, Marcelo Melo e Bruno Soares venceram com suas respectivas duplas, mas Demoliner caiu fora. No ITF de Porto, em Portugal, Bia Haddad passou pela compatriota Gabriela Cé, só que vários caíram no masculino.
E também teve brasileiro avançando no Challenger de Split. Enfim, tênis que não acaba mais. O esporte é um dos mais atuantes nessa retomada dos eventos em meio à pandemia.
Mas as atenções do dia se voltaram para o Grand Slam no saibro. Com Thiago Monteiro já garantido na segunda rodada da chave de simples e Luisa Stefani aguardando sua estreia nesta quinta (1º), o dia foi dos duplistas masculinos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Soares
Bruno Soares e Mate Pavic, cabeças de chave 7, estrearam com vitória após superarem a dupla formada pelo neozelandês Marcus Daniell e o austríaco Philipp Oswald, por 6/2 6/3.
“Foi uma estreia muito boa, muito feliz. Em condições que a gente nunca viu em Roland Garros: setembro, frio, à noite e com luz artificial. Jogamos muito bem, conseguimos deixar o resultado confortável. Seguimos surfando nessa onda de energia e de confiança que a gente vem trazendo desde o US Open”, disse Soares, contente por continuar o bom momento de Nova York, onde conquistaram o título do Grand Slam norte-americano.
Na segunda rodada, Bruno e Pavic enfrentarão o argentino Andres Molteni e o monegasco Hugo Nys. “Vai ser pedreira, Nys e Molteni jogam muito bem no saibro. Nós assistimos a primeira rodada deles, que venceram Gille/Vliegen, uma dupla sempre perigosa. Agora, nós temos mais um dia para nos preparar e ir com tudo na sexta-feira (2)”, finalizou o mineiro, enfatizando a qualidade dos adversários.
Melo
Na quadra Philippe Chatrier, a principal do complexo de Roland Garros, Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot marcaram um duplo 6/2 contra os franceses Arthur Cazaux e Harold Mayot, que receberam um convite da organização do Grand Slam.
O mineiro de 37 anos já foi campeão em Paris no ano de 2014, quando atuava ao lado do croata Ivan Dodig. Esta é a 14ª participação seguida de Marcelo Melo em Roland Garros. Além do título conquistado há seis anos, o mineiro tem uma semifinal em 2015 e duas campanhas até as quartas.
Ele e Kubot são os cabeças de chave número 4 do torneio e agora enfrentam os norte-americanos Nicholas Monroe e Tommy Paul. A partida já será nesta quinta-feira (1).
Demoliner
Na única derrota brasileira em Roland Garros, Marcelo Demoliner e seu parceiro holandês Matwe Middelkoop foram superados pelo britânico Daniel Evans e o polonês Hubert Hurkacz, por 7/6 (7-2), 3/6 e 7/5.
O final do jogo teve um clima tenso, já que Middelkoop reclamou da maneira como Evans comemorava os pontos. O árbitro Arnaud Gabbas teve que acalmar os ânimos. Demoliner queria mais confusão. Só que a derrota já estava confirmada e, aos poucos, a cabeça foi esfriando.
Portugal
Esta semana, Porto, a capital portuguesa, está recebendo o ITF feminino e o masculino.
Entre as mulheres, Bia Haddad segue implacável em sua quinta semana seguida nas quadras portuguesas. Diante da compatriota Gabriela Cé, ela fez 2 sets a 0, com as parciais de 6/2 e 6/1.
Sua adversária nas oitavas de final do ITF de Porto será a espanhola Marina Bassols, que veio do quli e derrubou a cabeça de chave número 3, a indiana Ankita Raina.
Quem também está nas oitavas de final do ITF de Porto é Laura Pigossi. A brasileira, que veio do quali, venceu a turca Pemra Ozgen, por 6/1 e 6/3. Pigossi encara a a alemã Jule Niemeier.
Ingrid Martins, que perdeu a final para Bia Haddad na semana passada, acabou abandonando sua partida contra a britânica Katy Dunne.. A tenista brasileira perdeu o primeiro set por 6/2 e desistiu da partida quando perdia por 2/0 no segundo.
No masculino, só derrotas. Pela primeira rodada da chave principal, Wilson Leite, Matheus Pucinelli e Oscar Gutierrez caíram após terem vindo do quali.
Apenas Oscar segue nas duplas. Com o compatriota João Lucas, Gutierrez está nas quartas de final.
Croácia
No Challenger de Split, a dupla Orlando Luz e Rafael Matos estão nas quartas de final. Ele venceram o também brasileiro Fernando Romboli e o polonês Jan Zielinski, por 7/6, 5/6 e 10/7.
Por uma vaga na semi, a dupla de brasileiros vai encarar o americano Robert Galloway e o mexicano Hans Hach Verdugo.
Por sua vez, João Menezes e o parceiro americano Mitchell Krueger perderam para o sueco Andre Goransson e o americano Hunter Reese, por 6/3 e 6/4.