Atuando no W15 de Santarém (POR), Bia Haddad conseguiu uma nova vitória neste retorno ao circuito profissional de tênis após 10 meses longe das quadras. Enfrentando a cabeça de chave número 8 do evento, a finlandesa Anastasia Kulikova, a brasileira demonstrou a sua força ao aplicar um dupla 6/1 e fechar o duelo em apenas 67 minutos.
O triunfo foi a 11ª vitória de Bia Haddad em 12 partidas neste retorno às competições após uma pausa de quase um ano por conta de uma suspensão por doping aliada à pandemia do coronavírus. Em duas competições disputadas, a tenista paulista foi campeã ITF W25 de Montemor e vice no ITF W25+H.
+ Bruno Soares e Luisa Stefani avançam para as quartas em Roma
Nas quartas de final, a adversária de Bia Haddad será a lituana Justina Mikulskyte, atual 620 do ranking mundial. O encontro está marcado já para essa sexta-feira.
Se Bia não precisou de grande esforço para se garantir na próxima fase, o mesmo não pode ser dito de Ingrid Martins. Encarando a ucraniana Valeriya Strakhova, grande favorita do torneio, a brasileira conseguiu uma belíssima vitória de virada por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/1 e 7/6 (10-8).
Duelo brasileiro à vista?
A adversária da carioca nas quartas de final será a polonesa Martyna Kubka, em duelo nesta sexta. Vale dizer que pela tabela do W15 de Santarém, um possível encontro entre Bia Haddad e Ingrid Martins aconteceria apenas numa eventual final.
O torneio português de tênis ainda contou com a participação de brasileiras na chave de duplas. Rebeca Pereira, que disputa ao lado da chilena Barbara Gatica, contou com a desistência das adversárias russas, Elizaveta Koklina e Daria Mishina, para se garantir na semifinal do evento.
Já Carolina Meligeni e Ingrid Gamarra Martins foram eliminadas nas quartas ao serem derrotas de virada para a polonesa Martyna Kubka e a ucraniana Valeryia Strakhova por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7/4), 4/6 e 8/10.
Felipe Meligeni avança na Romênia
Outro brasileiro que conseguiu uma vitória importante no tênis nesta quinta, foi Felipe Meligeni. Atuando no Challenger de Iasi, na Romênia, o tenista despachou o argentino Francisco Cerundolo por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 (2-7) e 6/3, após um longo embate de 2h17.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK
Disputando o evento após passar pelo qualificatório, o jovem tenista paulista número 354 do planeta está nas quartas de final e terá uma pedreira pela frente: o espanhol Pablo Andújar, cabeça de chave número 1 do torneio e atua número 51 do ranking mundial.
ITFs pela Europa
Liderando a cabeça de chave do W15 de Melilla, a brasileira Laura Pigossi foi mais uma a conquistar uma vitória no dia. Enfrentando a atleta local Estela Perez-Somarriba, a paulista mostrou a superioridade e confirmou o favoritismo numa vitória por 2 sets a 0, 6/3 e 6/4. A atleta disputa nesta sexta as quartas de final do evento diante de Leyere Romero, novamente uma espanhola.
Na França, dois brasileiros entraram em quadra de tênis pelas simples de Plaisir e apenas um saiu vitorioso. Guilherme Clezar bateu Valentin Royer por 2 a 1 e se garantiu nas quartas, em que terá pela frente Igor Sijsling. Já Pedro Sakamoto deu adeus ao torneio ao ser superado pelo belga Yannick Mertens.
Clezar e Sakamoto entraram em quadra também pelas duplas e confirmaram a vaga na decisão do torneio ao superarem Cukierman e Leshem, de Israel. Na decisão a dupla brasileira medirá forças com Strong Kirchheimer, dos EUA, e Michael Geerts, da Bélgica.
Já Gabriela Cé não conseguiu avançar na chave de duplas do ITF de Grado. Atuando ao lado de Alexandra Cadantu, da Romênia, a parceria foi derrota para Marie Benoit (BEL)/Anna Danilina (KAZ) por sets diretos.
Em Sintra, em Portugal, o Brasil não teve um dia de sucesso. Pela chave de simples, Leonardo Civita-Telles foi eliminado ao ser derrotado por Nuno Borges. Pelas duplas, Mateus Alves e Igor Marcondes deram adeus após um duelo extremamente equilibrado contra os irmãos Nava, dos Estados Unidos.