Organizador do polêmico Adria Tour, o tenista Novak Djokovic será testado para saber se está com coronavírus ou não. A preocupação faz sentido, já que nos últimos dias quatro pessoas de seu convívio próximo durante a disputa do torneio organizado pelo sérvio tiveram a presença do vírus no corpo confirmada.
O primeiro caso foi o do búlgaro Grigor Dimitrov, que revelou no domingo que está com o coronavírus. Um dia antes de confirmar a infecção, o jogador esteve em quadra para o duelo contra Borna Coric, que precisou desistir da partida por não estar se sentido bem. Nesta segunda, (22) o croata confirmou que também está com Covid-19.
Além dos companheiros de quadra, o treinador Christian Groh e o preparador físico Marko Paniki, que trabalham diretamente com tenista número 1 do planeta, atestaram positivo para o novo vírus. Dessa forma, segundo o jornal croata “SportKlub”, Novak Djokovic irá realizar o teste assim que retornar a Belgrado, em seu país natal.
Tour polêmico
Com a intenção de retomar as atividades mesmo com os campeonatos do circuito mundial da ATP paralisados, Novak Djokovic organizou o Adria Tour, torneio exibição que contou com a presença de vários grandes tenistas, como o austríaco Dominic Thiem, que levou o título da primeira etapa, e o alemão Alexander Zverev.
Sendo realizado em diferentes sedes a cada novo final de semana, a competição chamou a atenção do planeta por mostrar pessoas aglomeradas em uma arquibancada lotada, sem uso de máscaras pela grande maioria, em uma situação de suposta normalidade. Além disso, o que se vê em quadra é um torneio praticamente comum, já que os cumprimentaram nas partidas e se abraçaram em diversos eventos ligados à competição.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Logo após o anuncio feito por Dimitrov, o Adria Tour acabou sendo cancelado pouco antes da final da segunda etapa, que acontecia em Zadar, na Croácia.
Críticas merecidas
A realização de um torneio como o Adria Tour num momento como esse tem gerado duras críticas ao tenista Novak Djokovic. Uma dessas contestações aconteceu pelo também tenista Nick Kyrgios, que classificou a ideia de realizar o Adria Tour como uma decisão “cabeça oca”.
“Decisão de cabeça oca essa dos nossos companheiros de prosseguir com a ‘exibição’. Espero uma rápida recuperação deles, mas é isso que acontece quando você desconsidera todos os protocolos. Isto não é uma piada”, declarou o australiano.
Outro crítico pela idealização do torneio foi o ex-tenista Fernando Meligeni, que em oportuna entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia classificou como“inaceitáveis” a ideia de realizar a competição por parte de Novak Djokovic.
O sérvio defendeu-se das críticas na coletiva de abertura do evento na semana passada. “A Sérvia tem ‘números melhores’ em comparação com Estados Unidos ou Reino Unido. Você também pode nos criticar e dizer que isso talvez seja perigoso. Mas não cabe a mim determinar o que é certo ou errado para a saúde. Estamos fazendo o que o governo sérvio está nos dizendo”, explicou.
Ao todo, Sérvia registra oficialmente 12.894 pessoas infectadas com o coronavírus, sendo que 261 delas acabaram falecendo.