Um dos maiores tenistas da história, o suíço Roger Federer fez um importante apelo pela igualdade de gêneros no tênis nessa quarta-feira (22) ao pedir a junção da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) com a Associação de Tênis Feminino (WTA).
O maior vencedor de torneios Grand Slams, atualmente se recuperando de uma cirurgia no joelho enquanto os esportes mundiais estão parados devido a pandemia do novo coronavírus, expressou suas opiniões em uma série de posts no twitter.
Just wondering…..am I the only one thinking that now is the time for men’s and women’s tennis to be united and come together as one?
— Roger Federer (@rogerfederer) April 22, 2020
“Me pergunto… eu sou o único a pensar que agora é a hora do tênis masculino e feminino se unirem?,” questionou Roger Federer.
“Eu concordo com você. É muito confuso para os fãs ter de lidar com diferentes sistemas de ranking, logos, websites e torneios,” disse o suíço em resposta a um fã que reclamava por ter de assistir a duas transmissões diferentes nos jogos entre homens e entre mulheres.
I agree with you, It’s too confusing for the fans when there are different ranking systems, different logos, different websites, different tournament categories. https://t.co/zX4XTr9Rr0
— Roger Federer (@rogerfederer) April 22, 2020
+ EM MEIO À PANDEMIA, TÊNIS BUSCA OPÇÕES E TERÁ TORNEIOS EM MAIO
A profissionalização do tênis começou em 1968 e a ATP foi fundada quatro anos depois, regulando o tênis masculino desde então. A WTA foi fundada em 1973, unindo o tênis profissional feminino em apenas um circuito.
Nunca houve um circuito unido de tênis na história, mas homens e mulheres jogam os mesmos torneios por diversas vezes durante o ano, incluindo os quatro Grand Slams.
Apoio de outros tenistas
Os posts de Federer geraram enorme repercussão entre os fãs de tênis. Importantes jogadoras se manifestaram a favor do suíço. A romena Simona Halep e a espanhola Garbine Muguruza, ambas campeãs recentes do Torneio de Wimbledon, apoiaram a ideia de Federer.
A ideia proposta por Federer não é nova. Muitos antes dele defenderam a união entre a ATP e a WTA, como por exemplo a ex-tenista americana Billie Jean King, fundadora da WTA e grande defensora da igualdade de gêneros no esporte. A americana respondeu ao tweet do suíço, concordando com sua opinião.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“Eu concordo, e venho dizendo isso desde o início dos anos 1970. Uma voz que fale por homens e mulheres juntos vem sendo a minha visão há tempos para o tênis. A WTA por sua conta sempre foi um plano B. Estou feliz que estejamos na mesma página. Vamos fazer acontecer,” respondeu Billie Jean King.
I agree, and have been saying so since the early 1970s. One voice, women and men together, has long been my vision for tennis.
— Billie Jean King (@BillieJeanKing) April 22, 2020
The WTA on its own was always Plan B.
I’m glad we are on the same page.
Let’s make it happen. #OneVoice
Rafael Nadal, outro grande nome do tênis masculino, também endossou o discurso de Roger Federer.
“Seria maravilhoso se saíssemos dessa crise mundial com a união do tênis masculino e feminino sobre a organização de apenas uma associação,” disse o espanhol.