8 5
Siga o OTD

Tênis

Favoritos avançam no Campeonato Brasileiro de Tênis

Marina Figueiredo Crédito: Thiago Parmalat/CBT
Crédito: Thiago Parmalat/CBT

O Campeonato Brasileiro de Tênis teve a segunda rodada finalizada na noite da última quinta-feira, com a maioria dos favoritos nas chaves de 12 a 18 anos avançando para a próxima fase no Praia Clube, em Uberlândia (MG). Nesta sexta-feira acontecem os jogos de oitavas e quartas de finais das categorias 12 a 18 anos masculino e as quartas de finais da categoria feminina.

No sábado serão disputadas as semifinais de todas as categorias, a partir das 9 horas, e no domingo as finais no mesmo horário, sempre com a transmissão ao vivo pelo site www.tvkobertura.com. “Esse é o maior torneio de tênis da categoria de base do Brasil e os grandes tenistas que passaram recentemente pela transição para a categoria profissional já disputaram este circuito. Ele acontece em muitas regiões do País e é responsável por revelar talentos de todos os cantos do Brasil”, ressalta Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis.

No geral, os principais tenistas mantiveram o favoritismo. Na categoria 12 anos Masculino, o gaúcho Gustavo Tedesco, cabeça de chave número 1, derrotou o carioca Bruno Reis por 6/3 e 6/1. Nas oitavas de finais, Gustavo encara o seu conterrâneo Augusto Machado, que venceu o paulista Victor Braga por parciais de  6/2, 4/6 e 6/3. Segundo pré-classificado, o paulista Zack Silva superou o mineiro Pedro Rodrigues por 6/4 e 6/0. Em busca de uma vaga nas quartas, Zack duela com o também paulista Henrique Ushizima, que surpreendeu o carioca Kauã Santos por 7/6(5) e 6/2.

Já no 12 anos feminino a favorita ao título, Carolina Laydner, ganhou da paulista Olivia Carneiro por 6/3 e 6/1. Na próxima rodada, Carolina enfrenta a carioca Letícia Fonseca, que passou pela paranaense Juliana Sperb por 6/2, 4/6 e 7/6(8). Cabeça dois, a brasiliense Maria Luisa Oliveira derrotou a pernambucana Cecilia Costa por 6/3 e 6/2. Em busca de uma vaga na semifinal, Maria encara a carioca Gabriela Felix, que venceu a paulista Isadora Fares com um duplo 6/1.

Cabeça de chave número um na categoria 14 anos masculino, o paulista Vinícius Rodrigues superou o seu conterrâneo Bento Araujo por 6/2 e 7/5. Nas oitavas, Vinícius duela com o paranaense João Schiessl, que surpreendeu o carioca Pedro Cardoso por 6/4 e 6/0. Segundo pré-classificado, o pernambucano Diogo Tinoco ganhou do paranaense Eryk Erlich por 6/3 e 6/4. Na próxima rodada, Diogo enfrenta o paranaense Pedro Sasso, que derrotou o mineiro Giacomo Moreira por 6/4 e 6/0.

A carioca Carolina Oliveira, cabeça de chave número um na categoria 14 anos feminino, venceu a brasiliense Julia Moraes com um duplo 6/3. Nesta sexta-feira Carolina encara a mineira Isadora Pereira, que derrotou a goiana Bruna Marques por 6/4 e 6/0. Na parte de baixo da tabela, a mineira Thaly Menache surpreendeu a gaúcha Sophia Xavier, segunda pré-classificada, por 6/1 e 6/3. Nas quartas de final, Thaly duela com a paranaense Julia Klimovicz, que ganhou da paulista Marjorie Souza por 6/4 e 6/3.

Campeão das etapas de Curitiba e Florianópolis do Circuito Nacional Infantojuvenil, o paulista Rafael Silva confirmou o favoritismo ao derrotar o alagoano Pedro Cardoso por 6/1 e 6/0. Nas oitavas, Rafael duela com o brasiliense Luis Reis, que superou o carioca Alex Sodre por 6/4 e 6/3. O catarinense Herick Isago, cabeça de chave dois, passou pelo paulista Miguel Festa por 6/2 e 6/0. Na próxima fase, Herick enfrenta o carioca Daniel Szczupak, que bateu o gaúcho Antonio Sasso por 3/6, 6/4 e 6/1.

Primeira colocada no ranking brasileiro na categoria 16 anos feminino, a goiana Nalanda Teixeira derrotou a catarinense Namie Isago por 6/4 e 6/3. Nas quartas, Nalanda duela com a carioca Isabela Mercante, que surpreendeu a paranaense Julia Campos por 6/3 e 7/5. Na parte de baixo da tabela, a cabeça de chave dois, a brasiliense Luiza Fullana, ganhou da mineira Giulia Aguiar por 6/1 e 6/0. Em busca de uma vaga na semifinal, Luiza enfrenta a mineira Ana Rodrigues, que derrotou a brasiliense Isabel Oliveira por 6/1 e 6/3.

A zebra apareceu na categoria 18 anos masculino. O paranaense Eduardo Taiguara, cabeça de chave um, foi derrotado pelo paulista Rodolfo Hasegawa por 7/5, 3/6 e 6/0. Na próxima rodada Rodolfo encara o goiano Hugo Andrade, que bateu o catarinense Victor Pilla por 2/6, 6/4 e 6/4. Na parte de baixo da tabela, o segundo pré-classificado, o paulista Alberto Mello, também foi surpreendido e perdeu para seu conterrâneo Bruno Pessoa por 6/2 e 6/1. Bruno duela agora com o também paulista Matheus Leite, que ganhou do Joao Giannella por 6/2 e 6/0.

Número dois do Brasil na categoria 18 anos feminino, a gaúcha Laura Wayerbacher bateu a goiana por 6/1 e 7/5. Em busca de mais um título nesta temporada, Laura duela com a paulista Isadora Oliveira, que superou a mineira Maria Salomao por 6/3 e 6/2. A mineira Marina Figueiredo venceu a paulista Alexandra Silva por WO. Nas Quartas, Mariana encara a paulista Evelin Gouveia, que passou pela mineira Brenda Teixeira por 6/3 e 6/4.

A próxima etapa do Circuito Infantojuvenil de Tênis irá ocorrer na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, de 11 a 20 de agosto. As inscrições serão finalizadas hoje pelo site www.tenisintegrado.com.br.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Tênis