O Brasil garantiu presença na segunda rodada da principal categoria do Banana Bowl com atletas no masculino e no feminino. Com o fechamento da primeira rodada da categoria 18 anos nesta terça-feira, 12 tenistas do país confirmaram as vitórias nas quadras da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma (SC) – 10 no masculino e duas no feminino.
+ BRASILEIROS TEM BOAS ESTREIAS NOS ITF’S DE LIMA E CANCÚN
Cabeça de chave número 1 do torneio, o baiano Natan Rodrigues venceu o sérvio Stefan Popovic por 2 sets a 0: 6/3 e 6/1. O próximo oponente do brasileiro, que tenta chegar às oitavas de final, é o norte-americano Victor Lilov.
“Fiz um jogo muito bom, conseguir jogar melhor do que na semana passada no Brasil Juniors Cup. Venho de um início de ano bom e comecei muito bem aqui no jogo contra o Sérvio. Foi um bom passo para ganhar confiança para avançar no torneio”, afirma Natan.
Também cabeças de chave, Bruno Oliveira (7) e Gustavo Heide (8) avançaram. Oliveira estreou com vitória sobre o compatriota Pedro Franca por duplo 6/4 e na próxima fase enfrenta o brasileiro Nicolas Zanellato. Heide, que na última semana chegou à semifinal do Brasil Juniors Cup, manteve o embalo ao superar o japonês Kenta Miyoshi por duplo 6/1. Enfrenta agora o chinês Juncheng Shang.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE
João Loureiro (vitória sobre o argentino Matias Iturbe por 6/3 e 6/2), Rodrigo Braunstein (vitória sobre o paraguaio Lucas Risso por 7/5 e 6/3), João Schiessl (vitória sobre o paraguaio Agustin Lorberg por 6/3 e 6/4), Nicolas Zanellato (vitória sobre o boliviano Juan Carlos Prado por 6/1 e 6/3), Breno Marques (vitória sobre o brasileiro Pedro Sasso por 6/0 e 6/2), Matheus Costa Paiva (vitória sobre o brasileiro Luis Fernando Reis por 7/5, 4/6 e 6/1) e Gabriel Generoso (vitória sobre o brasileiro Marcon Antonio Sommer por 6/2 e 6/3) também avançaram no Banana Bowl.
Na categoria feminina, a catarinense Priscila Janikian e a carioca Isabela Mercante se classificaram para a segunda rodada. Janikian venceu a norte-americana Hina Inoue por 6/4 e 7/5 e vai enfrentar a italiana Beatrice Ricci (cabeça de chave 9) na próxima fase. Mercante, que ganhou da australiana Roopa Bains por 6/2, 6/7(6) e 6/1, pega a uruguaia Guillermina Grant (cabeça de chave 5).
“Fiz um jogo muito bom. Apesar de entrar um pouco nervosa, estava confiante. Ela começou batendo muito bem, mas dei o meu máximo e girei bastante a bola para dominar o ponto e o jogo. Agora, vou enfrentar a italiana e seguirei dando o meu máximo, lutando até o fim”, destaca Janikian.
Além da categoria 18 anos, o Banana Bowl tem a disputa das categorias 16 e 14 anos (valendo pontos para o ranking da Cosat), no Rio de Janeiro, onde as competições acontecem no Marina Barra Clube e no Novo Rio Country Clube. Também no RJ é disputada a categoria 12 anos, que vale pontos para o ranking nacional da CBT. Ao todos, participam da competição atletas de 32 diferentes países.