A Fed Cup não começou nada bem para o Brasil. Nos primeiros jogos pelo qualifiers, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), Teliana Pereira (359ª0) perdeu para Laura Siegmund (73ª). Este foi o segundo duelo entre as duas tenistas. Em 2015, Teliana venceu a alemã nas quartas-de-final do WTA de Florianópolis, do qual foi campeã.
Gabriela Cé, que começou melhor no jogo, lutou até o fim mas também caiu para Tatjana Maria por 3/6 e 7/6. Neste sábado (8), as duplas voltam às quadras e se invertem. Gabriela enfrenta Laura às 10h30 e Teliana joga contra Tatjana às 12h.
QUEBRA
Debaixo de muito sol, a partida começou com saque da brasileira. Mesmo assim, a alemã Laura Siegmund, visivelmente mais confiante, quebrou o serviço logo de cara e conseguiu abrir 2 a 0.
Teliana, que é especialista em quadra lenta, conseguiu encaixar o saque e equilibrou mais o jogo, mas não foi o suficiente para impedir que a Alemanha fechasse o primeiro set em 6 a 3.
No começo do primeiro set, a partida foi interrompida pela chuva, que durou pouco tempo. Ao que tudo indicava, o intervalo havia feito bem para a ex-número 1 do Brasil, que chegou a abrir 2 a 0 no segundo set.
Mas, forçando mais o jogo, Laura conseguiu virar a partida fechando o placar em um duplo 6/3.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE
RAÇA
Gabriela Cé começou muito bem o jogo, aproveitando cada momento contra a adversária. A brasileira estava jogando com muita confiança, trabalhando bem os pontos e sabendo finalizar. Além disso, Tatjana começou a cometer muitos erros. Gabriela abriu 3 a 0 no primeiro set com duas quebras de saque.
O que parecia ser um jogo fácil, mudou completamente. A alemã passou a entender melhor a estratégia de Cé e conseguiu empatar virar o jogo e fechou o primeiro set em 6 a 3.
No segundo set, a história se repetiu: Gabriela abriu 2 a 0, mas novamente deixou a alemã virar. 3 a 2. A partir daí, o jogo ficou acirrado.
A brasileira, que comemorava com a torcida cada ponto, mostrou toda raça e levou o jogo para o tie-break, mas acabou perdendo por 7 a 6.
Mudança de formato
A partir de 2020, a Fed Cup terá um novo formato. A competição terá o qualificatório mundial, que acontece esta semana no Brasil, valendo oito vagas na fase final.
A segunda etapa será disputada em Budapeste, na Hungria, em abril. Além dois oito países classificados, estarão os finalistas de 2019 – França e Austrália – e mais a República Tcheca, convidada para entrar diretamente.
Na fase final, os doze países participantes serão divididos em quatro grupos com três. Os líderes de cada chave se classificarão para as semifinais.