Marcelo Melo obteve dois feitos ao mesmo tempo: garantiu vaga na final de Wimbledon e voltou a ser o número 1 do mundo no ranking individual de duplas
Um final de jogo com muita emoção e comemoração. E a dupla Marcelo Melo/Lukasz Kubot está na decisão do tradicional torneio de Wimbledon. Após um difícil e equilibrado quinto set, Melo e Kubot venceram os cabeças de chave número 1, o finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers, para vibrar com a vitória por 3 sets a 2, com parciais de 6/3, 6/7(4/7), 6/2, 4/6 e 9/7, em 3h32min de partida. Marcelo fechou a semifinal de forma brilhante e, com o resultado, vai em busca do inédito título em Londres, na Inglaterra, como novo líder do ranking mundial individual de duplas. Ele supera Kontinen e volta ao primeiro lugar, posição que ocupou por 26 semanas em 2015.
+ Confira todos os resultados dos brasileiros no Torneio de Wimbledon
“Não dá nem para descrever a felicidade com a vitória. Um jogo duríssimo, diante de uma dupla duríssima. Conseguimos manter de novo a calma aqui em Wimbledon, estivemos algumas vezes na frente e, novamente, vencemos no quinto set, jogando muito bem, especialmente no final, e isso é muito importante. Então foi uma conquista jogar tão bem assim, em melhor de cinco, em final de torneio quando já se está um pouco mais cansado. Mostra que estamos muito bem, tanto de físico como no mental. Muita confiança e isso é muito bom para nós”, comemorou Marcelo.
“Outra conquista foi ter voltado a número 1 do mundo. Fiquei muito feliz também. Foram duas vitórias em um mesmo dia, mas ainda falta um jogo para chegar ao sonho que é conquistar o título em Wimbledon. Então, temos de ficar muito focados nesse momento, continuar fazendo o passo a passo. Foi um grande dia. Passamos à final, voltei a número 1, mas agora é acalmar, aproveitar a sexta-feira para dar uma tranquilizada e ir com tudo para a final. Precisamos seguir o que estamos fazendo até aqui, focar o jogo a jogo, e tentar imprimir nosso ritmo desde o começo”
A decisão do título, neste sábado (15), será diante da dupla Oliver Marach (AUT)/ Mate Pavic (CRO), que precisou de 4h35min para derrotar os croatas Nikola Mektic e Franko Skugor por 3 sets a 2, parciais de 4/6, 7/5, 7/6(7/4), 3/6 e 17/15. Melo está, assim, a um passo de seu grande sonho de vencer em Wimbledon.
O tenista de Belo Horizonte chega a sua segunda final em Londres – foi vice-campeão em 2013 com o croata Ivan Dodig. A dupla Melo e Kubot está invicta em quadra de grama nesta temporada. São 13 vitórias seguidas, com a conquista de dois títulos em torneios de preparação para Wimbledon – na Holanda e na Alemanha.
Melo volta ao primeiro lugar do mundo após esta semifinal, somando 8420 pontos, 480 à frente do finlandês Kontinen, até então líder do ranking. Seu parceiro, Kubot, subiu de oitavo para quarto do mundo, com 6610 pontos. Juntos, Melo e Kubot são cada vez mais líderes do ATP Doubles Team Race to London, que define as oito melhores parcerias de 2017 para disputar o ATP Finals, com 5360 pontos, 1290 a mais do que Kontinen/Peers.
Caminho até a final de Wimbledon
Para chegar até a decisão, Marcelo Melo e Lukasz Kubot tiveram uma estreia tranquila contra os holandeses Wesley Koolhof e Matwe Middelkoop, adversários que foram derrotados em sets diretos por 6/4, 6/0 e 6/3. Mas, a partir daí, veio uma sequência de partidas complicadas. Na segunda rodada, precisaram de cinco sets para passar pelo alemão Philipp Petzschner e pelo austríaco Alexander Peya por 6/2, 5/7, 6/3, 3/6 e 11/9. Nas oitavas, a dupla precisou de uma virada espetacular contra o romeno Florin Mergea e o paquistanês Aisam Qureschi. Depois de perderem os dois primeiros sets, eles conseguiram vencer os três seguintes para conseguir a classificação para as quartas com parciais de 6/7 (3/7), 4/6, 6/1, 6/4 e 6/2, em 3h22.
A partida válida pelas quartas de final foi mais tranquila com uma vitória por 3 a 0 sobre os irmãos britânicos Ken Skupski e Neal Skupski com parciais de 7/6 (13/11), 6/4 e 6/4, em 2h12, mas a pedreira voltou na semifinal com uma partida muito dura, que valeu a Marcelo Melo o primeiro lugar do ranking mundial individual de duplas. Na decisão de Wimbledon, o brasileiro e seu parceiro, Lukasz Kubot, vão enfrentar o vencedor do confronto entre Oliver Marach/Mate Pavic e Nikola Mektic/Franko Skugor.