A segunda-feira foi de bons resultados para o Brasil no Paraguai. Em dia de rodada dupla do qualificatório do ITF de Assunção, quatro brasileiras superaram a maratona de jogos e se garantiram na chave principal do torneio.
Thaisa Pedretti foi a primeira brasileira a entrar em quadra, e logo saiu dela. Em menos de uma hora, venceu a paraguaia Carlota Sanchez por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0.
Na segunda rodada, despachou a colombiana Maria Fernanda Herazo, 529ª colocada por duplo 6/2 para se garantir na sequência da competição.
Segunda favorita no quali, Teliana Pereira estreou com vitória sobre a canadense de 15 anos Bianca Fernandez por 6/0 e 6/1. Em seguida, a pernambucana também se garantiu na chave principal ao vencer a norte-americana de 20 anos Maria Mateas por 6/4 e 6/1.
Laura Pigossi e Eduarda Pia também furaram o quali em Assunção. Pigossi começou o dia vencendo a americana Alexa Pitt com tranquilidade, por 6/2 e 6/1. Na segunda rodada, ela teve mais trabalho, mas conseguiu superar a argentina Jazmin Ortenzi por 6/1, 6/7 (5-7) e 10-7 .
Por fim, Eduarda Piai estreou no Paraguai batendo a espanhola Ala Lantigua de Nuez por 6/2 e 7/6 e na sequência garantiu a vaga na chave principal vencendo a cabeça 3 do quali, a húngara Panna Udvardy, por 7/5 e 6/3.
Stefani e Kurata caem na rodada final do quali
Luisa Stefani e Nathaly Kurata não conseguiram avançar para a chave principal do ITF de Assunção.
Stefani começou o dia vencendo a colombiana Emiliana Arango por 7/6 (8-6), 2/6 e 12-10, mas perdeu para a norueguesa Melanie Stokke por 6/2 e 6/4 na rodada final do quali.
Kurata estrou batendo a paraguaia Heydi Doldan por 6/2 e 6/4, mas caiu na segunda rodada para a argentina Guillermina Naya por 7/5 e 6/3.
Rebeca Pereira caiu ainda na estreia, com derrota por 6/2 e 6/4 para a chilena Barbara Gatica.