O brasileiro Bruno Soares e o croata Mate Pavic venceram a segunda e passaram para as quartas de final do torneio de duplas do Masters 1000 de Xangai. Já Marcelo Melo, ao lado do polonês Lukasz Kubot, venceram a primeira e estão nas oitavas.
Bruno Soares e Mate Pavic venceram o francês Banoit Pare e o polonês Hubert Hurkacs por 2 sets a o, com parciais de 6/1 e 7/5. Na disputa por uma vaga na semifinal eles enfrentam os colombianos Juan Cabral e Robert Farah, primeiros cabeças da chave de duplas do Masters 1000 de XangI
Marcelo Melo e Lukasz Kubot estrearam com vitória nesta quarta-feira (9) no , garantindo vaga nas oitavas de final. A dupla, atual campeã e que joga como cabeça de chave número 2 na China, confirmou seu favoritismo e derrotou o croata Borna Coric e o chinês Runhao Hua – que receberam wild card – marcando 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/5, em 1h16min.
Na próxima rodada, em busca de um lugar nas quartas de final, Melo e Kubot enfrentarão o indiano Rohan Bopanna e o canadense Denis Shapovalov. O jogo será na madrugada desta quinta-feira (10), às 3h (horário de Brasília).
“Jogamos bem. Foi um jogo muito estranho, pois estávamos ganhando de 5 a 1 no segundo set e eles acabaram buscando dois breaks. Conseguimos quebrar depois e fechar no meu saque. Estava tudo sob controle, eles começaram de repente a jogar muito bem. Mas, como sempre falamos, é uma estreia, chegamos de última hora. Pelas condições foi muito bom. E agora é melhorar para a próxima rodada. Temos um jogo duro diante do Bopanna e do Shapovalov”, explicou Marcelo Melo
No primeiro set, Melo e Lukasz Kubot conseguiram a quebra no terceiro game, 2/1, abrindo depois 3/1 e administrando a vantagem para sair na frente no jogo, ao marcar 6/4. A segunda série começou e continuou com ainda mais domínio da dupla. Com um break logo no game inicial e mais um no quinto, os cabeças de chave número 2 chegaram a 5/1. Quando tudo parecia caminhar para o final do jogo, os adversários reagiram e, com duas quebras, empataram em 5/5. Aí Melo e Kubot recuperaram o controle da partida: quebraram mais uma vez, 6/5, e fecharam em 7/5 para seguir na defesa do título em Xangai.
Foi o primeiro passo em busca do bicampeonato da dupla em Xangai e do quarto título de Marcelo no torneio. Com Kubot, foi campeão em 2018 e vice em 2017, conquistando o Masters 1000 mais duas vezes: em 2013 (com o croata Ivan Dodig) e em 2015 (com o sul-africano Raven Klaasen).
Marcelo Melo e Lukasz Kubot buscam Finals
O Masters 1000 de Xangai é o segundo torneio de Melo e Kubot na China – antes jogaram o ATP 500 de Beijing, onde foram vice-campeões. Depois, até o final do mês, estarão no ATP 500 de Viena, na Áustria, e no Masters 1000 de Paris. Entre os objetivos, a busca pela classificação para o ATP Finals, que pode vir já em Xangai. O torneio reúne as oito melhores parcerias de 2019, em novembro, no encerramento do ano, em Londres, na Inglaterra.
Marcelo Melo e Lukasz Kubot estão em segundo lugar na Corrida para Londres, com 3.745 pontos, atrás apenas dos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, com 8.030 – única parceria já classificada. No ranking mundial individual de duplas, Melo ocupa a sexta colocação, com 5.170 pontos. Kubot é o quinto, com 5.350.