Duas partidas de simples nesta sexta-feira (13) abrem o confronto entre Brasil e Barbados pelo Zonal Americano I no saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma (SC). O torneio vale como acesso para a Copa Davis do ano que vem, entrando pelos Qualifiers. Os países se enfrentam pela primeira vez na história do torneio.
João Menezes contra Darian King e Thiago Monteiro versus Haydn Lewis abrem os confrontos a partir das 12h30. No sábado (14), Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentam Darian King e Haydn Lewis às 11 horas. Após as duplas, estão programados os jogos entre Thiago Monteiro contra Darian King e João Menezes diante de Haydn Lewis.
“Estamos seguindo com os treinos, aqui em Criciúma, para esse jogo de sábado. A Davis é, sempre, uma grande motivação para todos. Então, temos de estar preparados, já que eles contarão com um belo jogador, que é o Darian King”, observa Marcelo, que integra o Time Brasil desde 2008, fará sua 23ª partida pelo País na Copa Davis.
É a estreia de Jaime Oncins como capitão da equipe, formada pelos mineiros Marcelo e Bruno, o cearense Thiago Monteiro, o também mineiro João Menezes e o paranaense Thiago Wild. Os jovens Felipe Meligeni Alves e Pedro Boscardin integram o grupo para treinamentos.
Jaime Oncins comentou sobre o duelo. “Poder escolher o piso, a altitude, a bola, são as pequenas vantagens que têm o time que joga em casa. Mas minha experiência de Copa Davis me diz que é preciso ficar atento, e é isso que tenho passado ao grupo. É uma pequena vantagem, que tem que saber aproveitar. Existe o favoritismo no papel, mas na quadra é outra história, precisamos estar sempre atentos”.
Barbados tem como capitão Damien Applewhaite. “Nós conhecemos a realidade da situação e sabemos que não somos os favoritos. O Brasil é um grande país e conquistou muito na história do tênis, mas estamos felizes com nossa preparação até agora. Temos o Darian King, que é o principal atleta do nosso país, mas para ganhar o confronto é preciso vencer três partidas. Vamos fazer o possível para competir da melhor forma”.