A grama sagrada de Wimbledon foi o palco de uma das maiores vitórias de Bia Haddad em um Grand Slam. Nesta terça-feira (2), a principal tenista brasileira estreou na chave principal de Wimbledon, na Inglaterra, e ganhou da espanhola Garbiñe Muguruza, por 2 sets a 0, duplo 6/4, e avançou para a segunda rodada.
Com a vitória sobre a número 27 do ranking da WTA, Bia Haddad soma quatro vitórias seguidas em Wimbledon, já que tinha vencido as três partidas do qualificatório para o terceiro Grand Slam da temporada. Ex-líder do ranking mundial, Muguruza tem um título em Wimbledon e um em Roland Garros.
Another day, another former champion is beaten.
World No.121 Beatriz Haddad Maia beats the 2017 #Wimbledon champion Garbine Muguruza in straight sets… pic.twitter.com/usfwWjWcMf
— Wimbledon (@Wimbledon) 2 de julho de 2019
Apesar da vitória, o começo do jogo foi complicado. Muguruza saiu quebrando o saque de Bia Haddad e confirmou para abrir 2 a 0 logo de cara. Mas a brasileira não se abalou, recuperou o saque e devolveu a quebra, empatando em 4 a 4. Na sequência, Bia salvou dois break points e abriu 5 a 4. Muguruza sentiu o baque, acusou o golpe, foi quebrada e saiu atrás no jogo: 6/4.
A segunda parcial foi bem mais equilibrada e sem quebras até o 4 a 4. Pressionada no saque, Bia Haddad não vacilou com o seu serviço, fez o 5 a 4 e jogou toda a pressão para cima da adversária. Novamente, como no primeiro set, Muguruza sofreu para botar a bola em quadra, cometeu uma dupla falta, perdeu o game e o jogo por duplo 6/4.
“Foi um jogo duro, contra uma jogadora que eu já havia perdido antes e em outras condições. Minha tática hoje era jogar solta. Os dois primeiros games, ela começou com uma intensidade muito boa e eu ainda estava com um pouco de frio na barriga. Eu sabia que estava jogando contra uma menina muito boa e que qualquer bola ia contar muito durante a partida. Fiquei muito contente com o meu desempenho no jogo. Principalmente, nos momentos importantes da partida, usei muito meu saque e joguei confiante”, explicou Bia
A próxima adversária de Bia Haddad será a britânica Harriet Dart, número 182 do ranking mundial. Caso vença mais uma partida, a tenista brasileira poderá cruzar o caminho da atual número 1 do mundo Ashleigh Barty.
“Pra mim foi uma conquista pessoal, eu já vinha jogando contra essas grandes jogadoras já fazia um tempo e hoje consegui passar por cima, controlar as minhas emoções”, comemorou a tenista número 1 do Brasil e 121o do mundo. “Eu buscava energia do meu boxe no jogo. Obviamente, eu escutava muito mais gente apoiando ela. Eu a respeito muito, já a vi ganhar muitos torneios, mas eu não tinha nada a perder, estava jogando bem, passei um quali duro e estou muito feliz com o tênis que venho jogando. Vou seguir confiando em mim, independente da adversária. Meu próximo objetivo é minha próxima partida e ver o que acontece daqui pra frente”, acrescentou Bia.
Simples masculina
O tenista Thiago Monteiro parou diante do japonês Kei Nishikori, atual número 7 do ranking da ATP, em três sets muito disputados, com parciais de 6/5, 7/6 (7-3) e 6/4. O brasileiro tinha vindo do quali, onde ganhou as três partidas que fez.
.@keinishikori is through to the second round at #Wimbledon for the eighth time. 👏
🎥: @Wimbledon pic.twitter.com/C5fJcfh218
— ATP Tour (@ATP_Tour) 2 de julho de 2019