Os quatro brasileiros que entraram em quadra nesta terça-feira (19) acabaram eliminados em quatro torneios de tênis masculino distintos disputados em solo europeu. Thiago Monteiro e Pedro Sakamoto, em simples, e Marcelo Demoliner e Guilherme Clezar, em duplas.
Pedro Sakamoto foi primeiro a entrar em quadra, contra o francês Geoffrey Blancaneaux pelo Challenger de Blois, torneio de saibro disputado na França. Ainda na primeira rodada da chave principal, o brasileiro perdeu por 2 sets a 1 com parciais de 3/6, 3/6 e 6/4.
Thiago Monteiro também enfrentou um tenista da casa, mas na grama de Ilkley, torneio challenger de tênis masculino disputado na Inglaterra. Perdeu para o britânico Paul Jubb em três sets, de virada, na segunda rodada da chave principal. Chegou a abrir 1 a 0 com 6/4 na primeira parcial, mas depois levou 6/3 e 6/2.
As outras duas derrotas foram em torneios de duplas. No ATP de Halle, na Alemanha, Marcelo Demoliner e seu parceiro indiano Divij Sharan perderam para os austríacos Oliver Marach e Jurgen Melzer por 2 a 0, mas em jogo muito parelho, na grama. As parciais foram de 7/5 e 7/6, com 7/5 no tie break.
Por fim, Guilherme Clezar e o australiano Maverick Banes foram derrotados pelo italiano Alessandro Bega e pelo argentino Andrea Collarini no saibro do Challenger de Parma, na Itália, tênis masculino disputado no saibro. A partida terminou em 2 a 0 com parciais de 6/3 e 6/2.