Acabou nesta quarta-feira a participação brasileira no torneio de duplas de Roland Garros. O último que ainda estava na competição, Rogério Dutra Silva, foi eliminado nas quartas-de-final. Jogando ao lado do italiano Paolo Lorenzi, ele foi derrotado por Fernando Verdasco, da Espanha, e Nenad Zimonjic, da Sérvia, numa partida duríssima que terminou em sets diretos com parciais de 7/6 (7/5) e 7/5.
Para chegar até as quartas-de-final, a dupla ganhou o primeiro jogo por WO porque os adversários Pablo Carreno Busta e Guillermo Garcia-Lopez, da Espanha, desistiram da competição. Na segunda rodada, Rogerinho e Lorenzi bateram os franceses Quentin Halys e Adrian Mannarino em três sets com parcias de 7/5, 2/6 e 7/5. Nas oitavas, eles derrotaram os checos Roman Jebavy e Jiri Vesely com tranquilidade por 6/4 e 6/2.
Verdasco e Zimonjic vão enfrentar na semifinal Santiago González, do México, e Donald Young, dos Estados Unidos, que foram os responsáveis pela eliminação na segunda-feira de Bruno Soares e Jamie Murray. Depois de vencer o primeiro set, a dupla formada pelo brasileiro e pelo britânico tiveram um match point a seu favor no segundo, mas levaram a virada com parciais de 3/6, 7/6 (7/3) e 7/6 (7/4).
Para chegar até as quartas de final, Bruno Soares e Jamie Murray estrearam no torneio com vitória sobre os sérvios Janko Tipsarevic e Viktor Troicki em sets diretos com parciais de 6/3 e 7/6 (7-0). Depois, dominaram completamente os russos Karen Khachanov e Mikhail Elgin no primeiro set e venceram por 6/1. No segundo, os adversários deram mais trabalho e conseguiram levar a decisão para o tie-break. No desempate, a dupla formada pelo brasileiro e pelo britânico levou a melhor fechando em 7/2. Nas oitavas-de-final, a vitória neste domingo foi sobre Rohan Bopanna (Índia) e Pablo Cuevas (Uruguai) por 7/6 com 7/5 no tie-break e 6/2.
Cabeças-de-chave número 4, Marcelo Melo e Lukasz Kubot bateram os franceses Julien Benneteau e Jeremy Chardy na estreia com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2. Foi a vitória de número 400 do brasileiro em torneios de duplas na carreira. A marca, no entanto, vai servir apenas de consolo para ele, já que a parceria com o polonês não conseguiu chegar longe em Roland Garros. Eles foram eliminados na segunda rodada por Ryan Harrison e Michael Venus numa partida de três sets com parciais de 6/4, 6/7 (5/7) e 6/3.
André Sá e Jonathan Erlich caíram na segunda rodada depois de terem vencido na estreia a dupla formada pelo esloveno Martin Klizan e pelo português João Sousa por 6/3 e 7/5 em 1h24 de partida, mas não resistiram a Donald Young e Santiago Gonzalez, que venceram por 6/3 e 7/6 (5).
Já Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner caíram na primeira rodada. Jogando ao lado do argentino Carlos Berloq, Bellucci foi derrotado na terça com facilidade pelo romeno Horia Tecau e pelo holandês Jean-Julien Roger por 6/2 e 6/1. Já Demoliner e seu parceiro, o neozelandês Marcus Daniell, perderam na terça para o croata Ivan Dodig e o espanhol Marcel Granollers por duplo 6/4.