Após conquistar o seu primeiro Challenger na carreira, em Samarkand no domingo (19), o brasileiro João Menezes sucumbiu na estreia do Challenger de Jerusalém nesta terça (21) após mais de duas horas de jogo contra o russo Teimuraz Gabashvili. Nas duplas, Fernando Romboli também foi eliminado.
João Menezes começou vencendo a partida, válida pela primeira rodada do Challenger de Jerusalém, fazendo 6 a 4 no primeiro set. Mas depois perdeu o segundo por 6/3 e o terceiro, no tie break, por 7 a 5.
O brasileiro começou o jogo não dando chances no serviço, ganhou os três primeiros que sacou perdendo apenas um ponto, e pressionando bastante na devolução do adversário. No sexto game conseguiu a quebra, mas logo a seguir não repetiu o bom serviço e o russo devolveu a quebra no sétimo.
A partir daí, 0 jogo permaneceu igual até o décimo game, quando João Menezes conseguiu a quebra decisiva na parcial, aproveitando o segundo break point.
Na segunda parcial Teimuraz Gabashvili fez mais pressão sobre o saque do brasileiro e aguentou firme quando teve de devolver. Assim, João Menezes perdeu o serviço duas vezes, uma no quinto e outra no nono e decisivo game. Fechou em 6/3.
O brasileiro e o russo mantiveram o equilíbrio na terceira parcial e, com uma quebra para cada lado, levaram para o tie break a decisão da vaga na segunda rodada do Challenger de Jerusalém. O russo conseguiu abrir frente no 6/3, João Menezes ainda salvou dois match points, mas no terceiro sucumbiu.
Fernando Romboli cai nas duplas
No torneio de duplas, Fernando Romboli foi eliminado ao lado do espanhol David Marrero-Santana após perderem para os James Cerretani, dos Estados Unidos, e venezuelano Luis David Martinez, cabeças de chave número 1 do torneio. Foi em dois sets, com 6/1 e 6/4 nas parciais, em pouco mais de uma hora de jogo.