O brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot venceram o finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers por 2 sets a 1 e garantiram vaga na semifinal do Masters de Roma, na Itália, nesta sexta-feira (17). As parciais foram de 6/2, 6/7 (1) e 10/6.
Na disputa por uma vaga na grande decisão Marcelo Melo e Lukasz Kubot, cabeças de chave número 1 do Masters de Roma vão enfrenar os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, terceira dupla favorita no torneio nível 1000 da ATP.
No final de abril, os colombianos venceram o brasileiro Bruno Soares com o britânico Jamie Murray na decisão do ATP 500 de Barcelona em dois sets, com 6/4 e 7/6 nas parciais. Para chegar na semifinal em Roma, derrotaram os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan por 2 a 1, com 7/6 (2), 4/6 e 16/14.
Vitória no Super tie Break
Marcelo Melo e Lukasz Kubot não tiveram dificuldades com o serviço no primeiro set do duelo contra Henri Kontinen e John Peers, cabeças de chave número oito do Masters de Roma. O brasileiro e o polonês venceram com sobras os quatro games que sacaram, perdendo apenas um ponto no quarto e outro no sexto.
Na devolução, pressionaram os rivais o tempo todo e conseguiram quebrar dois dos quatro serviços dos adversários. Melo e Kubot fecharam no saque, no oitavo game.
Na segunda parcial o australiano e o finlandês sacaram melhor e no oitavo game aproveitaram a chance de quebra que tiveram para abrir 5 a 3. Logo a seguir, porém, tomaram o troco e o jogo foi para o tie break. Nele, Marcelo Melo e Lukasz Kubot foram totalmente dominados e perderam sete dos oito pontos disputados, cedendo primeiro set no Masters de Roma até aqui.
O set desempate foi disputado no sistema de super tie break. Logo de cara, Kontinen e Peers abriram 3 a 0, mas Melo e Kuboc viraram no 5 a 4. O jogo foi igual até o 7 a 6, quando o brasileiro e o polonês acharam uma sequência de três pontos seguidos para fechar o jogo.
“Mais uma vez muito feliz com a maneira como jogamos. Foi um belo jogo de duplas. Os quatro estiveram muito bem. Conseguimos atuar no mais alto nível durante a partida inteira e imprimir um ritmo melhor da metade do match tie-break para o final. Dá mais confiança ainda sabendo que podemos recuperar, caso não comece bem um match tie-break. Ficamos contentes de ter lutado até o fim e vencido o jogo de hoje, que era importante para nós. Agora é ir com tudo amanhã (sábado) na semifinal, contra a dupla Cabal e Farah”, analisou Marcelo,
Fabricio Neis perde em Portugal
Outro brasileiro em ação nesta sexta-feira em um torneio de duplas foi Fabricio Neis, no Challenger de Lisboa. Ao lado do espanhol David Hernandez, ele perdeu para o austríaco Phillipp Oswald e o eslovaco Filip Polasek por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1) pelas semifinais do torneio.