O brasileiro João Menezes venceu mais uma no Challenger de Samarkand e chegou na semifinal do torneio no Uzbequistão sem perder sets. A vítima desta sexta (17) foi o bielorrusso Uladzimir Ignatik, eliminado por 6/2 e 6/4.
Além de não perder sets, João Menezes cedeu apenas 16 games nas quatro partidas que disputou até agora pelo torneio de simples da competição.
Primeiro ele atropelou o tenista da casa Olimjon Nabiev por 6/0 e 6/1. Depois eliminou o cazaque Aleksandr Nedovyesov, cabeça de chave número quatro, por 6/1 e 6/4. Nedovyesov entrou no torneio mais de 150 posições à frente do brasileiro no ranking da ATP. Nas oitavas de final derrotou em apenas 58 minutos outro cazaque, Denis Yevseyev, por 6/3 e 6/1.
Na disputa por uma vaga na final, o brasileiro irá enfrentar o indiano Sumit Nagal, que era o 301º do ranking antes de o Challenger de Samarkand começar. João Menezes era o 355º. Nagal, cabeça de chave número 15 do torneio, perdeu apenas um game nos três jogos que fez.
Quarta vitória de João Menezes
O jogo contra Ignatik tinha um arzinho de revanche, já que o bielorrusso eliminou o brasileiro Thiago Wild na segunda rodada da competição. No primeiro set, Menezes abriu 4 a 1 com uma quebra no terceiro game e fechou no serviço do rival no oitavo.
A segunda parcial foi bem mais parelha e somente João Menezes ameaçou o saque do adversário com três break points no quarto e outro no sexto games. Mas no décimo que a quebra decisiva veio e valeu o passaporte para a semifinal do Challenger de Samarkand.