Bruno Soares e Jamie Murray começaram mostrando força no torneio de duplas do Masters 1000 de Madri. Eles passaram por Radu Albot, da Moldávia, e o georgiano Nikoloz Basilashivili por 2 a 0 nesta terça (7), em menos de uma hora, com direito a um pneu no primeiro set. O segundo foi 6/4.
O outro brasileiro na chave de duplas, Marcelo Demoliner, também venceu. Jogando com o russo Daniil Medvedev, venceu por 2 sets a 0 o holndês Matwe Middelkoop e o sérvio Dusan Lajovic.
Bruno Soares e Jamie Murray, cabeças de chave número três do torneio, precisaram de apenas 18 minutos para fazer 6 a 0 no primeiro set. Assim, em média, precisaram de parcos três minutos para vencer cada game, isso sem contar as paradas.
Nos primeiros dois games o brasileiro e o britânico perderam apenas um ponto em nove disputados. No terceiro Nikoloz Basilashvili e Radu Albot, com o serviço, conseguiram mais dois pontos. Ou seja, precisaram de três games para fazer quatro pontos, o mínimo que o jogo exige para se ganhar uma parcial de um set.
O quarto game foi o que Bruno Soares e Jamie Murray tiveram mais trabalho na primeira parcial. Com o saque, precisaram salvar dois break points para fazer 4 a 0. A seguir, voltaram a pressionar demais o serviço dos rivais, fizeram 5 a 0 e fecharam no sexto game aproveitando o segundo de um triplo set point.
Na segunda parcial do jogo, Nikoloz Basilashvili e Radu Albot de fato “estrearam” no Masters 1000 de Madri, e as duas duplas passaram a confirmar seus serviços com autoridade. A diferença foi no sétimo e no oitavo games.
No sétimo, Bruno Soares e Jamie Murray aproveitaram a primeira chance de quebra que tiveram no set e, logo a seguir, Nikoloz Basilashvili e Radu Albot não aproveitaram a única oportunidade de quebra que tiveram na parcial.
Com 5 a 4 no placar e o saque na mão, o brasileiro e o britânico tiveram novo triplo set point, que passaram a ser um triplo match point, e fecharam no segundo.
Na próxima rodada, válida pelas oitavas de final do Masters 1000 de Madri. Bruno Soares e Jamie Murray enfrentam uma dupla de respeito: Kei Nishikori, do Japão, atual sétimo melhor do ranking mundial individual, e o oitavo, Juan Martín Del Potro, da Argentina.
Marcelo Demoliner e Daniil Medvedev
Marcelo Demoliner e Medvedev também venceram com autoridade, mas sem com mais resistência. Começaram perdendo o primeiro set logo por 3 a 0, mas se recuperaram e empataram no 3 a 3. No nono game impuseram três break points contra o holandês e o sérvio e conseguiram fazer 5 a 4 antes de ter o serviço.
Com a chance de vencer a primeira parcial, não deram chances para os rivais e mataram o set no primeiro de um triplo set point.
A segunda parcial foi toda dos sacadores. Apenas no quarto e no 11º games é que o serviço foi ameaçado, um por cada dupla, mas o set acabou mesmo indo para o tie-break.
Lá, os sacadores mantiveram a hegemonia até o décimo ponto, ou 5 a 5. A partir daí a devolução começou a entrar e somente no 15 ponto jogado foi que uma das duplas, Marcelo Demoliner e Medvedev, conseguiu pontuar no saque. Foi a senha da vitória, já que valeu o match point, o primeiro e único da partida.