Os brasileiros tiveram o que comemorar e o que lamentar nas disputas das quartas de final do Masters de Monte Carlo nesta sexta (19). Na chave de duplas, Bruno Soares e o britânico Jamie Murray venceram e estão na semifinal, mas Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot perderam e foram eliminados
Bruno Soares e Jamie Murray foram os primeiros a entrar em quadra. Enfrentaram o argentino Diego Schwartzman e o português João Sousa e venceram em pouco mais de uma hora por 2 sets a 0.
A primeira parcial foi muito equilibrada com domínio quase completo dos sacadores. As duplas mal conseguindo sair do zero nos games em que estavam na devolução. Bruno Soares e Jamie Murray, por exemplo, ganharam quatro games de zero quando tiveram o serviço e outros dois perdendo somente um ponto.
A eficiência de Schwartzman e Sousa foi parecida quando tiveram o saque, exceto pelo 12º game, quando cederam um triplo set point impiedosamente aproveitado logo de primeira por Soares e Murray. A parcial acabou em 7/5, com 35 minutos de duração.
A derrota parece ter tirado o equilíbrio dos rivais da dupla brasileira. Logo na primeira vez em que sacaram, no segundo game, Schwartzman e Sousa perderam o serviço e viram Bruno Soares e Jamie Murray se distanciarem até imporem um 5 a 2 no sétimo game.
No oitavo, nova quebra a favor do brasileiro e do britânico que decretou a vitória no set por 6/2, em 29 minutos.
Na disputa por uma vaga na final eles vão enfrentar os holandeses Wesley Koolhof e Robin Haase, que surpreenderam na estreia ao eliminar os cabeças-de-chave número um do Masters 1000 de Monte Carlo, os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut.
Marcelo Melo e Lukasz Kubot
A história não se repetiu com Marcelo Melo e Lukasz Kubot. Eles perderam para os croatas Nikola Mektic e Franko Skugor também por 2 a 0, com 6/3 e 7/5 em 1h22min de duelo.
O brasileiro e o britânico perderam o saque duas vezes no primeiro set, sendo que a segunda delas custou a parcial. Eles só tiveram um break point a favor, no quarto game, mas não aproveitaram.
O segundo set foi um pouco mais equilibrado, com uma quebra para cada lado, primeiro para os croatas no quarto game e depois para Marcelo Melo e Lukasz Kubot no sétimo.
Mas a dupla do brasileiro perdeu o saque mais uma vez quando os adversários estavam a um game da vitória. No 12º, após três match-points, Nikola Mektic e Franko Skugor fecharam o jogo.
O outro brasileiro na chave de duplas, Marcelo Demoliner, foi eliminado ao lado do russo Danil Medevedev. Eles não entraram em quadra para enfrentar os argentinos Horacio Zeballos e Maximo Gonzales e perderam por WO.
Medevedev está jogando também a chave de simples e venceu o sérvio Nivak Djokovic, também nesta sexta (19), e se classificou para as semifinais.