O brasileiro Thiago Monteiro perdeu para o espanhol Enrique Perez em sua estreia e está eliminado do Challenger de Alicante, na Espanha. Cabeça-de-chave número sete, ele era o último representante do país vivo na competição.
Thiago Monteiro começou vencendo a partida fazendo 7/6 no primeiro set. A parcial permaneceu sem quebras até o game desempate, quando praticamente todos os pontos foram feitos no saque do adversário. Monteiro acabou vencendo por 7/4 em 46 minutos, na terceira oportunidade que teve.
No segundo os sacadores voltaram a dominar o jogo. Monteiro teve três breaks contra no terceiro game, mas sobreviveu. No serviço seguinte, porém, não conseguiu manter e saiu a primeira quebra da partida a favor do espanhol, que marcou 4/2 a seu favor.
Durou pouco a vantagem do atleta da casa. Logo a seguir, Thiago Monteiro devolveu a quebra e empatou o set em 4 games.
A vitória de Enrique Perez veio no 12º game, no saque do brasileiro. Final, 7/5 em quase uma hora (55min).
O tie-break foi definido no quarto game, quando Perez conseguiu sua quebra. Ele quase fechou no oitavo, no saque de Monteiro, mas o brasileiro salvou os três match-points. No nono game, porém, o tenista da casa aproveitou o primeiro que teve, encerrando o set em 34 minutos e o jogo em 2h15.
Mais Brasil no Challenger de Alicante
Além de Thiago Monteiro, outros três brasileiros foram eliminados na primeira partida que fizeram na chave principal de simples do Challenger de Alicante. Orlando Luz, que passou pelo quali, Thomaz Belluci e Jordan Correia.