A brasileira Bia Haddad Maia estreou com vitória no qualifying do WTA de Monterrey, no México, neste sábado 30. Ela derrotou em dois setes a tenista da casa Marcela Zacarias, convidada da organização, por 2 sets a 0, com 6/2 6/4, após 1h25min de partida.
Bia Haddad dominou completamente o primeiro set. Quebrou duas vezes a rival e teve dificuldades para confirmar seu serviço apenas no quarto game, quando precisou salvar um break point. Chegou nos 5/2 e fechou a parcial na primeira oportunidade que teve, após em 36 minutos.
A segunda foi mais apertada, levou 49 minutos. Logo em seu primeiro serviço, a brasileira teve de salvar dois breaks para empatar o set em 1 a 1. Logo a seguir, em quatro pontos, conseguiu a única quebra da parcial.
A brasileira voltou a pressionar o saque de Zacarias no sétimo e no nono games, sendo que nesse último teve dois match points. Acabou fechando o jogo no décimo game.
“Primeiro jogo em qualquer torneio é sempre difícil. A menina se defendeu muito bem, foi um jogo que volta muitas bolas. Foi fundamental eu sacar bem e ficar no jogo, aqui tem um pouco de altura. Tenho que confiar bastante no meu jogo”, afirmou.
Bia Haddad precisa de três vitórias para ingressar à chave principal. Na próxima rodada, neste domingo 31, terá pela frente a venezuelana Andrea Gamiz, 351ª do mundo, que venceu na estreia a russa Yana Sizikova, por 6/4 6/1.
Esse será o terceiro confronto entre as duas. O retrospecto é 100% favorável à Bia Haddad, que superou a venezuelana no ITF de Assunção em 2011 e na Fed Cup no ano passado.