Na tarde desta sexta-feira (08), Thiago Monteiro entrou em quadra para encarar Wu Tung-Lin, de Taipei, pelas quartas de final do Challenger de Santiago, no Chile. Apesar de começar em vantagem no placar, o brasileiro sofreu a virada e perdeu por 2 sets a 1, sendo eliminado da competição.
No entanto, o jogo foi extremamente equilibrado do início ao fim. No primeiro set, o tenista cearense ficou três games atrás do marcador logo no princípio do confronto (0/3), mas conseguiu crescer no jogo e recuperar o prejuízo. Ao final, grande volta por cima de Monteiro ao fechar a parcial em 7/5.
Wu Tung-Lin voltou com outro ímpeto para o set seguinte. Com tranquilidade para explorar os erros de Thiago Monteiro, também se reestabeleceu tirando a diferença após perder os dois primeiros games. Na reta decisiva, o impôs o ritmo e deixou tudo igual ao fazer 4/6.
No terceiro e último set, ambos os atletas encararam o duelo como uma grande decisão em busca de um lugar nas semifinais. Monteiro começou bem, mas logo viu a diferença favorecer o rival (2/5). Ainda assim, com muita determinação, o brasileiro empatou a partida e manteve as esperanças no saibro de Santiago. Nada feito. O adversário apareceu novamente para decidir o jogo e a classificação para próxima com o placar de 5/7.