A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) divulgou nesta terça-feira a lista dos tenistas que disputam o qualifying em busca de vaga na chave principal do Torneio Aberto do Brasil – ATP 250 – Brasil Open 2019. Entre os principais nomes da lista estão o tricampeão uruguaio Pablo Cuevas, os brasileiros Thiago Monteiro e Rogério Dutra Silva, além de quatro argentinos, como o experiente Carlos Berlocq.
O Brasil Open terá o qualifying disputado nos dias 23 e 24 de fevereiro, com entrada gratuita, no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – Ginásio do Ibirapuera.
A chave principal, que tem nomes como o argentino Federico Delbonis, o português João Sousa, o tunisiano Malek Jaziri, o espanhol Jaume Munar e o brasileiro Thiago Wild, acontece entre 25 de fevereiro e 3 de março.
Além dos nomes já conhecidos do público, o quali terá como novidade a participação do jovem espanhol Pedro Martinez, o boliviano Hugo Dellien, além da presença do belga Kimmer Coppejans, destaque da Copa Davis no último fim de semana em Uberlândia.
Jovem mineiro joga o quali pela primeira vez
O mineiro João Menezes, de 22 anos, recebeu o primeiro wild card (convite) para disputar o qualifying do Brasil Open, onde fará a sua estreia em torneios ATP.
De volta de Barcelona, na Espanha, onde treinou durante dois anos no time do espanhol Galo Blanco, Menezes é uma das apostas do Itamirim Clube de Campo, onde treina com Patrício Arnold e Luiz Peniza. Vice-campeão juvenil de duplas no US Open 2014, ele ocupa atualmente o número 391 do ranking mundial e integrou o time brasileiro da Copa Davis como reserva no último fim de semana.
“Acabar o ano entre os 200 é a minha principal meta e não poderia estar mais feliz com essa confirmação para jogar o quali do Brasil Open. Vai ser o meu primeiro torneio de nível ATP, então é muito especial, vou fazer o máximo para retribuir o convite dentro de quadra”, afirma o tenista natural de Uberaba.
Confira abaixo a lista completa do qualifying:
Pablo Cuevas (URU) – 92º
Thiago Monteiro (BRA) – 108º
Hugo Dellien (BOL) – 116º
Marco Trungelliti (ARG) – 117º
Carlos Berlocq (ARG) – 135º
Rogerio Dutra Silva (BRA) – 139º
Facundo Bagnis (ARG) – 149º
Pedro Martinez (ESP) – 159º
Alessandro Giannessi (ITA) – 168º
Andrej Martin (SVK) – 181º
Daniel Gimeno-Traver (ESP) – 188º
Facundo Arguello (ARG) – 191º
Kimmer Coppejans (BEL) – 194º
Matteo Donati (ITA) – 211º
WC – João Menezes (BRA) – 391º
WC – a definir
Alternates
João Domingues (POR) – 215º
Marcelo Arevalo (ESA) – 220º
Thomaz Bellucci (BRA) – 221º
Federico Gaio (ITA) – 224º
Daniel Elahi Galan (COL) – 227º
Gian Marco Moroni (ITA) – 228º
Kevin Krawietz (GER) – 231º
Thai-Son Kwiatkowski (USA) – 269º
Federico Coria (ARG) – 288º
Carlos Taberner (ESP) – 291º