Em busca de uma vaga na chave principal, Thiago Monteiro garantiu sua primeira vitória no Aberto da Austrália. Contra o dono da casa, Aleksandar Vukic, o brasileiro precisou de 1h55 para vencer em 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7-5) e 6/3. Com o resultado da última terça-feira (8), no piso duro, Monteiro está a duas vitórias de seguir no torneio.
Agora, o compromisso do brasileiro é diante de Gregoire Barrere. O francês, por sua vez, venceu o coreano Duck Hee Lee em dois sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/2.
Monteiro precisou mostrar sangue frio para triunfar no primeiro embate da qualificação. Sem conseguir confirmar seus saques, ainda nos minutos iníciais de jogo, ele viu o australiano abrir 3/0. O brasileiro se recuperou, igualou o marcador, mas, novamente não confirmou seu game. Vukic administrou bem a vantagem para fechar o primeiro set.
A parcial seguinte foi duramente equilibrada. Sem nenhum dos lados conseguir quebra, o tie-break foi forçado. No desempate, Monteiro começou melhor e extraiu ponto rival. Mais tarde, o atleta da Austrália impós uma quebra ao brasileiro, que revidou para levar a melhor.
Com tudo igual no marcador, o terceiro set foi decisivo. O início da etapa foi equilibrado, com os dois lados impondo bolas rápidas e difíceis. No final da parcial, Monteiro levou a melhor em quatros games seguidos. Ele ainda perdeu uma chance de match point, mas finalizou bem para seguir vivo no embate.
Bellucci, Clezar e Rogério Dutra Silva são eliminados
2018 foi um péssimo ano para Thomaz Bellucci, e 2019 já começou com derrota e eliminação. Diante do Lukas Rosol, da República Tcheca, o brasileiro até que começou bem, venceu o primeiro set por 6/2 e saiu na frente. Mas daí para frente, Bellucci encolheu o braço e passou a ser dominado pelo tcheco. Sem muitas dificuldades, Rosol fez 6/3 e 6/4 e eliminou o tenista brasileiro ainda no qualificatório para o Aberto da Austrália.
Outro que não deu sorte representando o verde e amarelo na Austrália foi Guilherme Clezar. O brasileiro foi superado ainda no primeiro jogo da quali pelo alemão Rudolf Molleker. O embate de quase duas horas foi vencido em dois sets com tie-break, com parciais de 7/6 (12-10) e 7/6 (6-8).
Se a primeira etapa terminou sem nenhum ponto cedido de nenhum dos lados, o desempate teve uma chuva de quebras. Eram pontos lá e cá, com ambos trabalhando bem. Clezar perdeu seis chances de set point e acabou derrotado.
A etapa derradeira foi igualmente equilibrada. Em um cenário parecido, outra vez, Clezar deixou passar suas chances de fechar o set. Melhor para o alemão que, em sua oportunidade, sacou bem pra levar a melhor.
Já Rogério Dutra Silva acabou sendo derrotado pelo britânico Daniel Evans em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3. Com o resultado, o Brasil segue com Thiago Monteiro na chave masculina e Beatriz Haddad Maia na chave feminina.