A seleção masculina de tênis estreou com vitória no campeonato Sul-Americano de 16 anos por equipes em Bogotá, na Colômbia. A equipe brasileira venceu por 3 x 0 o Chile nesta segunda-feira (17) nas quadras de saibro do América Tênis Club, em Bogotá, na Colômbia. A competição vale vaga no Campeonato Mundial da categoria, a Copa Davis Junior no masculino e a Fed Cup Junior no feminino.
O primeiro a entrar em quadra no Sul-Americano foi o paulista Mateus Alves que derrotou o chileno Daniel Nuñes por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(5) e 6/1. Em seguida o paulista Matheus Pucinelli venceu Amador Salazar em seis diretos, com parciais de 6/2 e 6/0. Nas duplas Alves e Pucinelli ganharam de Salazar e Nuñes com um duplo 6/1.
“O confronto foi importante para podermos nos adaptar melhor nas condições de jogo em Bogotá. Os garotos começaram um pouco ansiosos, normal para a primeira rodada, mas evoluíram ao longo dos jogos e obtiveram ótimos resultados. Amanhã acredito que teremos mais resistência, pois os dois peruanos são de níveis semelhantes”, afirmou o técnico da equipe masculina Roland Santos.
Depois disso, os brasileiros derrotaram o Peru por 3 x 0 nesta terça-feira (18) e continuam líder do grupo A do Sul-Americano, sem perder nenhum jogo.
O paulista Mateus Alves iniciou o confronto com o triunfo diante do peruano Sebastian Rodrigues, com um duplo 6/4. Em seguida Matheus Pucinelli venceu de virada Mateo Vereau com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6(4). Nas duplas Alves e Ferreira venceram Vereau e Rodrigues por 7/6(5) e 7/6(3).
“O encontro de hoje foi duro. Os peruanos jogaram muito bem e exigiram nosso máximo. Ainda estamos sentindo o efeito da altitude, mas melhorando a cada encontro”, afirmou o técnico Roland Santos.
A equipe feminina estreou com derrota por 2 x 1 diante da Argentina, favorita ao título. As meninas enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 9h30, nas quadras de saibro do América Tênis Club, o Peru, que perdeu para o Equador por 2 x 1 na tarde de hoje.
A goiana Nalanda fez o primeiro jogo e foi derrotada pela argentina Ana Geller por dois sets a zero, parciais de 6/1 e 6/2. Na segunda partida Ana Cruz perdeu para Jazmin Ortenzi por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/6(4) e 6/2. Nas duplas, Cruz e Fulanna venceram de virada Geller e Haumuller por 3/6, 6/2 e 10/8.
“Foi um confronto duríssimo onde tivemos nossas chances mas infelizmente não conseguimos aproveitar. A vitória nas duplas foi muito importante pois o nosso grupo está muito equilibrado. Vamos seguir lutando e acreditando em conseguir a vaga para o Mundial”, disse o técnico Roberto Carvalho.