Siga o OTD

Tênis

Brasil enfrenta Bélgica em Uberlândia pela Copa Davis

Duelo contra a Bélgica será disputado nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2019 no ginásio Sabiazinho

Srdjan Stevanovic / ITF

A cidade de Uberlândia será sede do próximo confronto do Time Brasil no Play-off da Copa Davis. Valendo vaga na fase final da competição entre países, o confronto irá ocorrer nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2019, contra a Bélgica, no saibro do Ginásio Arena Tancredo Neves, conhecido como Sabiazinho. Com capacidade para 6 mil pessoas, o local já foi palco de grandes eventos, como a decisão da Superliga Feminina de Vôlei 2017/2018.

A solenidade de assinatura de contrato e a coletiva de imprensa foram realizadas na sede da Prefeitura Municipal de Uberlândia, nesta terça-feira (6), com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp; do presidente da ederação Mineira de Tênis, François Rahme; do presidente do Praia Clube, Aldorando Dias de Sousa e do prefeito de Uberlândia Odelmo Leão.

“Gostaria de fazer um agradecimento especial ao prefeito Odelmo, ao dr. Aldorando, presidente do Praia Clube, ao presidente da Federação Mineira, François Rahme e ao diretor de tênis Luiz Eugênio, pessoas que se engajaram nesse sonho que hoje começa a se tornar realidade. Outras cidades tinham apresentado interesse em sediar a Copa Davis, como Salvador, Fortaleza, São Paulo, Criciúma, dentre outras cidades”, revelou Westrupp.

A escolha por Uberlândia foi feita em conjunto com a comissão técnica e o capitão João Zwetsch, que está acompanhando o atleta Thiago Wild no Uruguai, e por isso não pôde comparecer ao evento.

“Nós da comissão técnica conversamos e pensamos que essas seriam as melhores condições para jogarmos: quadra de saibro, bola mais lenta, quadra coberta, com um pouquinho de altitude para não deixar o jogo tão lento também. Condições muito parecidas com o Ibirapuera, no Brasil Open, que é onde todos nossos jogadores se sentem bem jogando. A ideia era essa, deixar as condições mais adequadas para enfrentarmos a Bélgica na melhor das possibilidades”, explicou o capitão João Zwetsch.

Todas as informações e os detalhes de ingressos para este confronto em Uberlândia serão anunciados até o dia 15 de novembro.

Cidade do Triângulo Mineiro já tem tradição no tênis

Uberlândia já está acostumada a receber grandes eventos de tênis. Nos últimos quatro anos, a cidade do Triângulo Mineiro sediou o Brasileirão Infantojuvenil da CBT e a Copa das Federações, que mobiliza mais de 1 mil atletas durante duas semanas de disputas no Praia Clube.

“Muitas pessoas não sabem, mas Uberlândia já sedia o maior torneio infantojuvenil da CBT há quatro anos, juntamente com o Praia Clube e a Federação Mineira. Mais de 1 mil crianças, que são o futuro do nosso tênis, da nossa sociedade, passam por Uberlândia uma vez ao ano”, ressaltou o presidente da CBT.

O último confronto do Brasil em casa, em 2016, também foi em Minas Gerais, quando a equipe brasileira venceu o Equador, em Belo Horizonte. Este será o quarto confronto entre Brasil e Bélgica e a equipe brasileira tentará quebrar o tabu de nunca ter vencido os belgas na competição. Os europeus venceram os três duelos anteriores, todos em casa, em 1960, em 1993 (quando o Brasil perdeu o mando de quadra) e em 2016.

“Há três anos não tínhamos a oportunidade de jogar a Copa Davis em casa. Será uma revanche, no bom sentido, contra a Bélgica, para quem perdermos em Ostend, em 2016. Mas tenho certeza que, com essa união de Uberlândia, todos os torcedores e o ginásio Sabiazinho lotado, nossa equipe vai estar ainda mais motivada a ganhar e se classificar para a Copa do Mundo, que será realizada no final do ano que vem”, projetou Westrupp.

“É um privilégio ter esse evento em Minas Gerais mais uma vez. Acho que é uma grande oportunidade para todo o público de Uberlândia, para todos os mineiros, para que a gente possa lotar a Arena Sabiazinho e garantir essa vitória para o Brasil”, reforçou o presidente da Federação Mineira de Tênis, François Rahme.

“Graças ao Odelmo, que construiu o Sabiazinho, é que hoje podemos trazer a Copa Davis para Uberlândia. É um sonho antigo, mas não tínhamos estrutura porque há a exigência de um ginásio com, no mínimo, 4 mil lugares. O Praia pensa não apenas nos seus associados, mas também na cidade de Uberlândia. O evento trará muitos benefícios para a cidade”, afirmou o presidente do Praia Clube, Aldorando Dias de Sousa.

“A prefeitura foi uma parceira, uma facilitadora. Nos treinamentos poderemos levar as comunidades, as associações de bairros, as crianças, para conhecerem o esporte. Esse é o lado social do evento, que vamos promover com a autorização da CBT. Um evento desses gera cerca de 11 horas de transmissão para 150 países do mundo, um momento ímpar para a cidade de Uberlândia. O Praia hoje promove o maior Campeonato Brasileiro de Tênis em Uberlândia no mês de julho, então, temos que ser parceiros daquilo que dá certo”, ressaltou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.

Módulo de disputa

Assim como já foi colocado em prática nos Zonais deste ano, as séries serão compostas de duas partidas de simples, na sexta-feira, e uma de duplas e mais duas de simples, no sábado, todas disputadas em melhor de três sets. O vencedor garantirá uma vaga entre os 18 países na fase final da competição, enquanto o perdedor disputará o respectivo zonal.

Ao todo, serão 12 confrontos na fase qualificatória da Copa Davis. Os 12 ganhadores se juntarão aos quatro semifinalistas do Grupo Mundial em 2018 (França, Croácia, Estados Unidos e Espanha), e a Argentina e Grã-Bretanha, que receberam wild card para fase final da competição, que será disputada em sede única, no mês de novembro de 2019.

Mais em Tênis