Absoluta em quadra, Bia Haddad passou fácil pela tenista norte-americana Danielle Lao por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3) e se garantiu na final do ITF de Tyler, no Texas. Com o feito deste sábado (03), a tenista brasileira irá figurar entre as 200 melhores tenistas do mundo na próxima atualização do ranking, sem falar que irá disputar um título do circuito, coisa que não acontecia desde setembro do ano passado, quando foi à final do WTA de Seoul, mas acabou perdendo para Jelena Ostapenko, da Letônia.
E na final do ITF de Tyler, Bia Haddad terá pela frente a vencedora do confronto entre a suíça Belinda Bencic e a norte-americana de 16 anos Whitney Osuigwe. Belinda é a 39ª do ranking e cabeça de chave número 1 do torneio texano. Osuigwe é um promessa que vem pedindo passagem.
Nunca é demais relembrar que Bia Haddad passou por uma cirurgia nas costas em maio, caindo bastante no ranking. Desde então, ela tem jogado diversos torneios da ITF, que não fazem parte da elite da WTA, no Canadá e nos Estados Unidos para ganhar ritmo e se manter viva no ranking.
E mais do que poder disputar um título de novo, Bia mostrou que está com o físico em dia. Afinal, nas quartas de final do ITF de Tyler, a brasileira teve que virar um jogo quase perdido e se desgastou demais. Mas na semifinal, ficou claro que Bia estava bem, não à toa passou fácil por Danielle Lao, que é a atual 181 do mundo.
“As condições estavam bem difíceis, mas saquei e devolvi muito e isso acabou fazendo a diferença. Foi uma surpresa a Osuigwe ter vencido a Bencic. Assistimos um pouco da semifinal delas e estamos preparados para amanhã”, finalizou Bia.
O jogo
A consistência no saque faz uma diferença enorme no tênis. Ao longo da partida, Bia Haddad sacou bem (73%) e jogou melhor ainda com o primeiro serviço (90% dos pontos ganhos com o 1º saque), minando a confiança da adversária na devolução. Por sua vez, Danielle Lao sofreu com seu saque, cometeu três duplas faltas na partida e teve seu saque ameaçado em 13 oportunidades. A brasileira pressionou e conseguiu cinco quebras na partida.
No primeiro set, Bia poderia ter fechado o set antes, mas cedeu um quebra, nada que tirasse sua determinação, e fechou em 6/3. Lao se mostrou guerreira e lutou muito na segunda parcial. O placar chegou a ficar em 3 a 3, mas bia tomou as rédeas da partida, quebrou o saque adversário, confirmou seu serviço e fechou em grande estilo, com mais uma quebra: 6/3.
Alice Garcia é derrotada na semifinal
Na semifinal do ITF da Cidade do México, o Brasil não teve o mesmo desempenho. Alice Garcia acabou sendo derrotada pela russa Anastasiya Richagova, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2, sendo eliminada da competição.