Como forma de homenagear a ex-tenista Maria Esther Bueno, será lançada com seu nome, uma competição na qual oito jovens promissores do tênis brasileiro masculino disputarão um convite para o Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. A competição se chamará Maria Esther Bueno Cup e acontecerá de 22 e 25 de novembro na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo.
Os critérios de seleção foram: jogadores brasileiros com até 23 anos completos em 31 de dezembro de 2018; as seis primeiras vagas foram definidas por melhor posição no ranking da ATP; a sétima, de Gilbert Klier, foi pelo ranking juvenil da ITF; a oitava é um convite da Sociedade Harmonia de Tênis, dado a Lucas Koelle.
Com isso, os atletas selecionados para a disputa da Maria Esther Bueno Cup são: João Menezes (21 anos), Orlando Luz (20), Thiago Wild (18), Rafael Matos (22), João Lucas Reis (18), Felipe Meligeni Alves (20), Gilbert Klier (18) e Lucas Koelle (20).
“A oportunidade de jogar um ATP 500 é algo que pode mudar o patamar da trajetória de um jogador nessa faixa etária. Queremos dar essa incrível chance a um tenista brasileiro”, disse Luiz Carvalho, Diretor do Torneio Rio Open.
O formato da competição será de dois grupos com quatro jogadores cada jogando entre si, assim como acontece no ATP Finals e ATP NextGen. Os dois campeões de cada grupo disputam a grande final.
De quinta a sábado, serão realizados os jogos da fase de grupos e no domingo, a decisão. As partidas serão em melhor de três sets, com match tie-break (até 10 pontos) no terceiro set.
O Rio Open acontece entre 16 e 24 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, e já tem o número 7 do mundo, o austríaco Dominic Thiem, confirmado no seu line-up.