Depois de vencer o Equador no último fim de semana, pela zona americana dos confrontos da Copa Davis, o Brasil já sabe quem enfrentará na busca pela vaga na elite do tênis por equipes. Trata-se do Japão, que disputou o grupo mundial da competição mas foi eliminado pela França nas oitavas-de-final. O confronto será entre os dias 15 e 17 de setembro, no Japão.
Após sorteio, realizado na manhã dessa terça-feira, ficou definido todos os confrontos da fase de playoffs para o grupo mundial da Copa Davis. Como não era cabeça de chave, o Brasil contou com um pouco de sorte, pois podendo cruzar com a atual campeã Argentina, Croácia ou Suíça, por exemplo, acabou pegando os japoneses. Pelo mesmo motivo, a disputa será realizada no Japão.
A equipe do Japão no último duelo pela Copa Davis não contou com a presença de Kei Nishikori, que optou por não atuar. Sem o tenista a equipe foi composta por Taro Daniel (96º do mundo), Yoshihito Nishioka (63º) e Yasutaka Uchiyama (177º) e na partida de duplas Uchiyama fez dupla com Yuichi Sugita (93º em simples).
O Brasil não joga a elite da Copa Davis desde 2015, quando perdeu para a Argentina, nas oitavas-de-final, e para a Croácia, na repescagem. Em 2016, os brasileiros ganharam do Equador na fase Americana dos confrontos, mas caíram para a Bélgica no confronto seguinte.