Com Raiany Fidelis eleita a melhor atleta, seleção brasileira de Taekwondo conquista 14 medalhas no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo 2018
Em uma campanha inédita, a seleção brasileira de Taekwondo conquistou 14 medalhas no kyorugui (luta) no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo 2018, realizado em Spokane, nos Estados Unidos, na última quinta-feira, dia 12/07.
Com estas conquistas a equipe brasileira garantiu o título na categoria feminina, a segunda melhor pontuação entre os homens e a segunda colocação geral, nas lutas – modalidade olímpica, atras somente da seleção mexicana.
Na categoria de luta, foram três medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze.No poomsae, os brasileiros garantiram uma medalha de ouro, três de prata e sete de bronze. Veja abaixo o quadro de medalhas brasileiras.
Talisca Reis (-49kg), Edival Marques (-68kg) e Raiany Fidelis (-73kg) garantiram o título de suas categorias, no kyorugi. Renato Ribeiro, pela categoria individual até 60 anos ficou com a primeira posição, no poomsae.
Para conquistar o título, a brasileira Raiany Fidelis venceu duas adversárias, entre elas a campeã olímpica e mundial Maria Espinoza, do México, na decisão da categoria, pelo placar de 11 a 10. Antes disso, Raiany passou pela norte-americana Medelinm Gorman, por 11 a 9.
“Ganhei o troféu de melhor atleta da competição e estou muito feliz com esta conquista. Tive duas lutas hoje, consegui ganhar da campeã olímpica, no finalzinho, e deu tudo certo. Domingo tem mais” finalizou Raiany.
No masculino, Edival Marques garantiu o titulo entre os homens com até 68 quilos ao derrotar três adversários. Netinho bateu o canadense Hervan Nkogho, o peruano alexander Ortiz e o chileno Ignacio Morales, na decisão.
“O resultado foi bom e isso prova que estamos no caminho certo. Todos os membros da comissão técnica e os atletas estão buscando a excelência. Perdemos cinco finais por pequenos detalhes, mas o alto rendimento e assim e o trabalho está sendo feito. Este foi o primeiro passo para o nosso objetivo de crescimento no continente americano. A equipe toda esteve muito bem, mesmo quem não ganhou medalha fez um bom trabalho e contou com todo suporte disponibilizado a equipe. Tivemos pouco tempo para comemorar e hoje os treinadores e atletas já estão focados no Pan-Americano aberto”, analisou a diretora técnica, Natalia Falavigna.
Além das medalhas 14 medalhas no kyorugui (luta), o Brasil também conquistou 11 medalhas no Poomsae, modalidade que não é olímpica.
Quadro de medalhas brasileiro do Campeonato Pan-Americano 2018.
Ouro
Edival Marque – 68kg
Raiany Fidelis – 73kg
Talisca Reis – 49 kg
Prata
Paulo Ricardo Melo -54kg
Camila Bezerra -46kg
Rafaela Araujo -57kg
Icaro Soares -87kg
Leonor Dias – 53kg
Bronze
João Miguel – 58kg
Milena Titoneli – 67kg
Francisco Santos – 80kg
João Pedro Chaves – 87g
Gabriele Siqueira + 73kg
Maicon Andrade + 87kg
Poomsae
Cleiton Oliveira – categoria individual até 40 anos – medalha de prata
Manoela Pontual – categoria individual até 40 anos – medalha de bronze
Marcio Losada – categoria individual até 50 anos – medalha de bonze
Renato Ribeiro – categoria individual até 60 anos – medalha de ouro
José Carlos Saad – categoria individual até 65 anos – medalha de bronze
Luiza Yabiku – categoria individual acima de 65 anos – medalha de prata
Marcio Losada e Manoela Pontual – categoria par acima de 30 anos – medalha de bronze
Luan Carlos de Freitas, Alex Vinicius Arruda e Diego Lima – categoria equipe masculina até 30 anos – medalha de bronze
Cleiton Oliveira, Renato Ribeiro e Rossano Fundão – categoria equipe masculina acima de 30 anos – medalha de prata
Claudio Rodrigues – categoria freestyle acima de 18 anos – medalha de bronze
Chyenne Hadad – categoria freestyle acima de 18 anos – medalha de bronze