O parataekwondo é um esporte recente nos Jogos Paralímpicos, com a modalidade sendo disputada apenas nas últimas duas edições. E o Brasil conseguiu bons resultados nas suas primeiras participações, somando cinco medalhas. Campeão em Tóquio-2020, Nathan Torquato foi para Paris em busca de mais uma medalha. Mas uma lesão na semifinal impediu que o atleta chegasse no pódio. Agora, o foco de Nathan é conseguir reconquistar o título paralímpico em Los Angeles daqui quatro anos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Primeiro campeão paralímpico do Brasil no parataekwondo, Nathan Torquato levou o ouro em Tóquio-2020 e era um dos favoritos em Paris-2024. Mas na capital francesa, o atleta teve uma lesão no joelho durante a semifinal. Nathan teve que se retirar da disputa e nem conseguiu entrar em ação na luta valendo a medalha de bronze.
“Estava na semifinal, lutando contra o atleta que foi campeão do evento inclusive. Estava ganhando bem ali, eu estava de seis a dois, se não me engano. E no minuto final, em um lance bobo, eu fui dar um chute e na hora de voltar a perna para trás eu acabei torcendo o joelho pra dentro”, explicou o atleta que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho. “Na hora já escutei o estalo, rompi o LCA e por conta dessa lesão não pude nem disputar o bronze. Mas são coisas do esporte, infelizmente, mas serve para deixar a gente mais forte”, acrescentou.
Foco na recuperação
O atleta deve passar por uma cirurgia no joelho no começo do próximo mês. “Eu estou fazendo o pré-operatório. O trabalho de fortalecimento e fisioterapia. E em breve acredito que já vou estar operando”, contou o lutador.
O tempo de recuperação de uma lesão do tipo varia caso a caso. Mas Nathan Torquato está confiante de que estará apto para competir no Campeonato Mundial de 2025, que acontece em setembro do ano que vem. “Depois da operação vai ser foco total na recuperação. Mas o que eu tinha de foco para as competições e para os treinos de alto rendimento, eu vou ter na recuperação para voltar bem. Esse vai ser um ciclo completo de quatro anos. Então eu tenho um bom tempo de recuperação”, finalizou.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login