Siga o OTD

Taekwondo

Brasil conquista cinco medalhas no Aberto de Montenegro

Milena Titoneli desiste de final, mas leva a prata na categoria até 68kg feminino do Aberto de Montenegro de taekwondo

aberto de montenegro de taekwondo, Milena Titoneli
Milena Titoneli em ação - Foto: Divulgação

O taekwondo brasileiro deu show no Aberto de Montenegro. Neste domingo, sete atletas do Brasil entraram em ação no torneio e cinco deles subiram ao pódio. O grande destaque ficou com a medalha de prata de Milena Titoneli, na categoria até 67kg feminino. Enquanto, Fillipe Rabello e João Victor Diniz (68kg), Lucas Ostapiv (80kg) e Allif Souza (87kg) foram medalhistas de bronze.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

A trajetória de Milena Titoneli no Aberto de Montenegro de taekwondo começou diretamente nas quartas de final. Por lá, a brasileira venceu a croata Nika Klepac por 2 a 0 e garantiu uma medalha, já que os quatro semifinalistas de cada categoria garantem, no minímo, o bronze. Em seguida, Milena derrotou a russa Liliia Khuzina por 2 a 1 e avançou para a grande final. No entanto, ela acabou desistindo de disputar o título diante da grega Styliani Maxentaki e ficou com a prata.

Nas redes sociais, Milena Titoneli explicou que a decisão foi tomada pensando em evitar uma lesão. “Decidi não lutar para evitar qualquer lesão. Ao chegar na final deste torneio eu alcancei os 20 pontos do ranking olímpico, que é a pontuação limite que podemos fazer em um ano. O objetivo aqui no Aberto de Montenegro era chegar nessa pontuação máxima, além de colocar em prática alguns ajustes dos treinos. Como atleta, eu preciso saber ouvir o meu corpo e saber a hora de não arriscar uma lesão”, explicou Milena.

Medalhista brasileiros no Aberto de Montenegro de taekwondo – Divulgação

Duplo bronze

O Brasil conquistou duas medalhas de bronze na categoria até 68kg masculino. Fillipe Rabello foi o primeiro a garantir o pódio. Ele venceu a luta inicial contra o russo Ilia Danilov por 2 a 1 (5/3, 0/10 e 10/7). Em seguida, nas quartas de final, o brasileiro derrotou o búlgaro Stefan Stamenov por 2 a 0 de forma espetacular. Ele venceu o primeiro round por 6 a 0 e, no round seguinte, virou um 12 a 2 faltando apenas vinte segundos para selar a vitória e garantir a medalha. Valendo vaga para a final, Filipe acabou perdendo para o húngaro Levente Mark Jozsa, que viria a ser o campeão da categoria, por 2 a 0.

Por sua vez, João Victor Diniz teve um caminho um pouco mais fácil para chegar ao pódio. Isso porque ele pegou ‘bye’ na primeira rodada e avançou diretamente para as quartas de final. Lá, o brasileiro venceu o lutador da casa Mario Vukovic por 2 a 0. Porém, nas semifinais, João foi derrotado pelo croata Matija Crep por 2 a 1.

Mais bronzes no 80kg e 87kg masculino

As semifinais continuaram a atrapalhar os caminhos para os atletas do Brasil. Na categoria até 80kg masculino, Lucas Ostapiv venceu duas lutas por 2 a 1, contra o russo Magomedrasu Omarov e o anfitrião Vasilije Perunicic, até chegar nas semis. Nela, o brasileiro acabou derrotado para o croata Matej Nikolic por 2 a 1, terminando a campanha com o bronze.

Já na classe até 87kg, Alif Souza entrou diretamente nas semifinais após passar a fase anterior sem precisar lutar. Valendo vaga para a decisão, o brasileiro caiu para o russo Alexander Pryazhnikov por 2 a 0

Mais Brasil

Outros dois brasileiros estiveram presentes no Aberto de Montenegro de taekwondo. Pela categoria até 58kg masculino, Paulo Ricardo Melo caiu na primeira rodada contra o croata Fran Serer por 2 a 0 (13/12 e 9/7). Em ambos os rounds o brasileiro estava em vantagem até os últimos segundos, mas acabou levando a virada.

Por fim, na classe até 53kg feminino, Nivea Barros foi derrotada pela russa Anastasia Subbotina por 2 a 0. A atleta da Rússia foi a grande campeã da categoria sem perder nenhum round sequer durante o torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Taekwondo