O Brasil ficou perto de conquistar a primeira medalha no Mundial Júnior de Taekwondo, em Chuncheon, na Coreia do Sul. Neste domingo (6), Hentony das Neves chegou até às quartas de final da categoria até 59kg masculino, mas acabou perdendo para o turco Yusuf Badem, que faturou a prata na sequência. Por outro lado, Hector Berthi (até 68kg) parou nas oitavas de final.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
As lutas
A trajetória de Hentony das Neves no Mundial Júnior de taekwondo em Chuncheon começou com vitória sobre Theodoros Kyriakou, do Chipre. O brasileiro venceu os dois rounds da luta por 12 a 7 e 12 a 0. Em seguida, Hentony passou pelo neozeladês Jun Lee, também por 2 a 0 (15/3 e 9/4). O terceiro triunfo veio de forma mais apertada, contra o cazaque Muhammedali Makhmut novamente por 2 a 0 (21/19 e 8/6).
Nas quartas de final, então, Hentony das Neves ficou a uma vitória de garantir pelo menos uma medalha de bronze. Isso porque os quatro semifinalistas já garantem uma medalha. No entanto, o brasileiro acabou perdendo para o turco Yusuf Badem por 2 a 0, com parciais de 13/1 e 16/4.
Por sua vez, Hector Berthi chegou até as oitavas de final do torneio, na categoria até 68kg. O brasileirou estreou vencendo o grego Foivos Kiskyras por 2 a 0 (14/12 e 3/2). Em seguida, Berthi passou pelo sul-africano Jadon Matthews. O brasileiro venceu o primeiro round por 12 a 0 e viu o adversário abandonar a luta.
Por fim, Hector Berthi caiu para o espanhol Pedro Garcia Klail, em um confronto de muito equilíbrio. O espanhol saiu à frente no placar vencendo o primeiro round por 10 a 9. O brasileiro, então, reagiu e venceu o segundo round no desempate de 10 a 10. No entanto, Pedro Garcia triunfou no round final por 6 a 5 e ficou com a vaga para as quartas de final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY