O taekwondo brasileiro deu show no Aberto de Montenegro. Neste domingo, sete atletas do Brasil entraram em ação no torneio e cinco deles subiram ao pódio. O grande destaque ficou com a medalha de prata de Milena Titoneli, na categoria até 67kg feminino. Enquanto, Fillipe Rabello e João Victor Diniz (68kg), Lucas Ostapiv (80kg) e Allif Souza (87kg) foram medalhistas de bronze.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A trajetória de Milena Titoneli no Aberto de Montenegro de taekwondo começou diretamente nas quartas de final. Por lá, a brasileira venceu a croata Nika Klepac por 2 a 0 e garantiu uma medalha, já que os quatro semifinalistas de cada categoria garantem, no mínimo, o bronze. Em seguida, Milena derrotou a russa Liliia Khuzina por 2 a 1 e avançou para a grande final. No entanto, ela acabou desistindo de disputar o título diante da grega Styliani Maxentaki e ficou com a prata.
Nas redes sociais, Milena Titoneli explicou que a decisão foi tomada pensando em evitar uma lesão. “Decidi não lutar para evitar qualquer lesão. Ao chegar na final deste torneio eu alcancei os 20 pontos do ranking olímpico, que é a pontuação limite que podemos fazer em um ano. O objetivo aqui no Aberto de Montenegro era chegar nessa pontuação máxima, além de colocar em prática alguns ajustes dos treinos. Como atleta, eu preciso saber ouvir o meu corpo e saber a hora de não arriscar uma lesão”, explicou Milena.
Duplo bronze
O Brasil conquistou duas medalhas de bronze na categoria até 68kg masculino. Fillipe Rabello foi o primeiro a garantir o pódio. Ele venceu a luta inicial contra o russo Ilia Danilov por 2 a 1 (5/3, 0/10 e 10/7). Em seguida, nas quartas de final, o brasileiro derrotou o búlgaro Stefan Stamenov por 2 a 0 de forma espetacular. Ele venceu o primeiro round por 6 a 0 e, no round seguinte, virou um 12 a 2 faltando apenas vinte segundos para selar a vitória e garantir a medalha. Valendo vaga para a final, Filipe acabou perdendo para o húngaro Levente Mark Jozsa, que viria a ser o campeão da categoria, por 2 a 0.
Por sua vez, João Victor Diniz teve um caminho um pouco mais fácil para chegar ao pódio. Isso porque ele pegou ‘bye’ na primeira rodada e avançou diretamente para as quartas de final. Lá, o brasileiro venceu o lutador da casa Mario Vukovic por 2 a 0. Porém, nas semifinais, João foi derrotado pelo croata Matija Crep por 2 a 1.
Mais bronzes no 80kg e 87kg masculino
As semifinais continuaram a atrapalhar os caminhos para os atletas do Brasil. Na categoria até 80kg masculino, Lucas Ostapiv venceu duas lutas por 2 a 1, contra o russo Magomedrasu Omarov e o anfitrião Vasilije Perunicic, até chegar nas semis. Nela, o brasileiro acabou derrotado para o croata Matej Nikolic por 2 a 1, terminando a campanha com o bronze.
Já na classe até 87kg, Alif Souza entrou diretamente nas semifinais após passar a fase anterior sem precisar lutar. Valendo vaga para a decisão, o brasileiro caiu para o russo Alexander Pryazhnikov por 2 a 0.
Mais Brasil
Outros dois brasileiros estiveram presentes no Aberto de Montenegro de taekwondo. Pela categoria até 58kg masculino, Paulo Ricardo Melo caiu na primeira rodada contra o croata Fran Serer por 2 a 0 (13/12 e 9/7). Em ambos os rounds o brasileiro estava em vantagem até os últimos segundos, mas acabou levando a virada.
Por fim, na classe até 53kg feminino, Nivea Barros foi derrotada pela russa Anastasia Subbotina por 2 a 0. A atleta da Rússia foi a grande campeã da categoria sem perder nenhum round sequer durante o torneio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY