Siga o OTD

Taekwondo

Rayssa Moreira e Isabelle Dalapria caem na estreia do Mundial Jr.

Brasileiras perderam logo na primeira rodada e deram adeus ao Mundial Júnior de taekwondo

Isabelle Dalapria em ação no Mundial Júnior de taekwondo; Rayssa Moreira em ação
(Foto: Arquivo/MASTKD)

Começou nesta terça-feira (1º), em Chuncheon, na Coreia do Sul, o Mundial Júnior de taekwondo. O Brasil contou com duas representantes no primeiro dia da competição: Rayssa Moreira (52kg) e Isabelle Dalapria (59kg), que foram derrotadas em suas estreias e não puderam brigar por medalhas. O destaque da abertura da competição foi o Irã, que ganhou dois ouros no feminino.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Entre as brasileiras, Isabelle Dalapria ficou de bye na primeira rodada da categoria até 59kg e iniciou sua trajetória já na fase de 16 avos. Ela encarou a uzbeque Mubina Babasaidova e chegou a vencer o primeiro round após empate por 7/7. No entanto, a asiática cresceu na luta e fez duas parciais dominantes, vencendo por 13/1 e por 15/3 para virar e avançar na competição.

A outra brasileira em ação, Rayssa Moreira começou sua jornada na fase de 32 avos da categoria até 52kg. Ela encarou a marroquina Malak Chahid e saiu derrotada em dois rounds. No primeiro, a brasileira chegou a estar na frente do placar por um breve segundo, mas perdeu por 4/3. Já na segunda parcial, a marroquina foi dominante do início ao fim e saiu vitoriosa em 9/4.

Medalhas do dia

Tanto Babasaidova quanto Chahid, algozes de Isabelle e Rayssa, perderam logo na luta seguinte e também não chegaram nas fases decisivas. O Irã dominou as disputas femininas e foi campeão nas duas categorias do dia. Parnian Noori triunfou na até 52kg, batendo a chinesa Xu Yinuo na final, enquanto Aynaz Nasiri ganhou a cazaque Nuray Kaznabek para levar o ouro na até 59kg.

A turca Sila Uzuncavdar e a espanhola Noa Romero levaram os bronzes na categoria até 52kg, enquanto a canadense Ella Brewster e a croata Marija Uglesic completaram o pódio na até 59kg. Ainda nesta terça-feira, houve a realização da categoria até 63kg masculina, mas sem a presença de brasileiros. O sul-coreano Jaebin Jung levou a medalha de ouro, deixando o búlgaro Stanislav Mitkov com a prata. O mexicano David Valdes Vazquez e o azeri Vasiv Salimov levaram os bronzes.

O Brasil conta com nove atletas no Mundial Júnior de taekwondo, que segue até domingo (06). O país será representado por Bruno Vinicius Limberger (+78kg) e Elis Vasconcelos Mello dos Santos (+68kg). Esta é a 14ª edição da competição, que reúne atletas de até 17 anos e ocorre de forma bienal desde 1996. O Brasil tem dois ouros, duas pratas e oito bronzes na história, totalizando 12 medalhas.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Taekwondo