Paris – Estreia com muita emoção! A atual campeã mundial Silvana Fernandes conseguiu uma virada espetacular em sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Competindo contra a nepalesa Palesha Goverdhan na categoria até 57kg do taekwondo, ela ficou atrás do placar durante toda a luta, mas conseguiu dois golpes seguidos e passou a frente nos sete segundos finais. Com o triunfo por 10 a 8, se garantiu na semifinal do torneio.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Atual número um do mundo, Silvana Fernandes ficou de bye na primeira rodada e estreou somente nas quartas de final. Sua adversária já havia passado pela venezuelana Valeria Morales, por 31 a 0, nas oitavas de final e estava “quente” na competição. A brasileira era a grande favorita para o combate, mas isso ficou de lado durante o combate, que foi recheado de emoções.
- Kamilla Cardoso joga bem, mas Shanghai perde na WCBA
- Verthein, Claudia Sabino e Diana e Jairo são destaques em 2024
- Franca bate dupla carioca antes de duelos diretos pela ponta
- “Noite de natal” fecha primeiro turno (e o ano) no NBB com 6 jogos
- Falta de renovação pode prejudicar resultado do Brasil em LA
Como foi a luta
Goverdhan tomou as rédeas do placar logo no começo. Ela acertou dois chutes no tronco e abriu 4 a 0 na primeira metade da luta. Silvana só marcou seu primeiro ponto após uma punição dada à nepalesa na metade do combate. Por mais de um minuto, o placar permaneceu 5 a 1 para Goverdhan. A brasileira chegou a encostar em 5 a 3, a nepalesa abriu e o placar ficou em 8 a 6 a um minuto do fim.
Um clima de tensão pairou sobre o Grand Palais na iminência possibilidade de queda da principal favorita da competição. No entanto, Silvana mostrou porque foi o principal nome do taekwondo no ciclo e tirou duas pontuações da cartola. Ela conseguiu um chute no colete a 20 segundos do fim e empatou o duelo em 8 a 8. Logo em seguida, a sete segundos do fim, aproveitou-se do bom momento e foi ao ataque, anotando mais uma pontuação para virar o placar e vencer por 10 a 8.
Em busca da segunda medalha paralímpica
Com o triunfo, Silvana está na semifinal da categoria até 57kg em Paris-2024. Ela está a uma nova vitória de ser medalhista paralímpica pela segunda vez. Sua próxima adversária será a chinesa Li Yujie ou a francesa Sophie Caverzan. A luta pela semifinal acontecerá ainda nesta sexta-feira, às 13h37 (horário de Brasília). Silvana conquistou o bronze em Tóquio-2020, quando o taekwondo fez sua estreia no programa paralímpico.