O brasileiro Luiz Felipe Aquino, de 19 anos, foi o grande destaque do país na disputa do Aberto do Equador de taekwondo. Ele se sagrou campeão da categoria até 63kg e foi eleito o melhor atleta masculino do nível adulto do evento. Além disso, o Brasil ficou com a segunda colocação geral na competição realizada na Universidade Nacional de Chimborazo, em Riobamba.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Foi a primeira vez que ganhei, é uma sensação única de dever cumprido, de trabalho feito, do esforço do dia a dia ter dado frutos, é uma sensação incrível”, disse Luiz sobre o prêmio de melhor atleta do torneio. Na sua campanha até o título, ele derrotou o colombiano Daniel Felip Gómez na semifinal e avançou à decisão. Já na briga pela medalha de ouro, a vitória veio sobre o equatoriano Mauricio Ramírez. Na mesma chave, o brasileiro Hugo Paulo Barbosa levou o bronze.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
Ainda no nível adulto, Leonardo Alves disputou a categoria até 54kg. Ele estreou com um triunfo sobre o peruano Victor Rosales e se classificou para a fase de semifinal. Porém, na sequência, o brasileiro perdeu o duelo para o equatoriano Byron Mery, campeão dos Jogos Sul-Americanos de Juventude de 2022, e encerrou sua trajetória com a medalha de bronze. No Júnior, Yago Dias levou o ouro na categoria até 51kg, vencendo Fiallos Franco Klaython, do Equador, na grande decisão.
*Com informações da Equipe Fábio Costa