O Brasil conquistou 15 medalhas no Campeonato Pan-Americano de taekwondo, que aconteceu na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (02). Foram dois ouros, com Carolina Araújo (53kg) e João Victor Diniz (68kg), quatro pratas e nove bronzes. O país terminou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, ficando atrás dos Estados Unidos e do Canadá.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
João Victor Diniz superou a concorrência de 11 adversários para sagrar-se campeão na categoria até 68kg. Na final, ele derrotou o dominicano Bernardo Pié, atleta que estará presente nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Já Carolina Araújo ganhou a medalha de ouro ao derrotar a colombiana Luana Catalina Gallo na final da categoria até 53kg, que contou com a participação de 11 atletas.
Quatro brasileiros conquistaram medalhas de prata: Flávio Marques (53kg), que perdeu a final para o canadense Nithan Brindamohan; Gabriel Ramos (63kg), derrotado na decisão pelo venezuelano Yohandri Granado; Lucas Ostapiv (80kg), que caiu diante do estadunidense Carl Nickolas; e, por fim, Allif Souza (87kg), que perdeu para o canadense Jordan Stewart na finalíssima.
Já as medalhas de bronze vieram com aqueles atletas que caíram nas semifinais de suas respectivas categorias. Foram nove, sendo quatro no feminino e cinco no masculino: Nivea Barros (49kg), Isadora de Oliveira (57kg), Sandy Macedo (67kg), Milena Titoneli (67kg), Giovanni Aubin (53kg), Paulo Ricardo Melo (58kg), Filipe Almeida (63kg), Ícaro Miguel (87kg) e Patrik Pereira (+87kg).
Dentre os brasileiros que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, apenas Henrique Marques (80kg) competiu no Pan-Americano de taekwondo. Ele perdeu nas quartas de final e, assim, não conquistou medalha. Maria Clara Pacheco (57kg) e Caroline Santos (67kg) não competiram.