O brasileiro Claro Lopes se classificou para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024 nesta quinta-feira (11). Ele garantiu vaga na categoria até 80kg do parataekwondo depois de vencer o Pré-Paralímpico da modalidade, em Santo Domingo, na República Dominicana. Fabrício Marques (68kg) também competiu no torneio, mas perdeu ainda na estreia e ficou sem a vaga.
- Brasil conhece sua segunda derrota na Copa Pan-Americana
- Seleção Feminina chega em Brisbane para enfrentar a Austrália
- ASSISTA AO VIVO: Taubaté x Pinheiros – Final do Super Paulistão
- Cruzeiro atropela e abre oito pontos na liderança da Superliga
- Rosamaria guia Airybees ao fim de sequência negativa
Claro Lopes precisou vencer apenas duas lutas para se classificar para Paris-2024. Primeiro, ele fez uma luta dominante contra o estadunidense Felix Sabates e ganhou por 17/4. Horas mais tarde, superou o arubano Elliott Loonstra em um duelo emocionante. O brasileiro chegou a ter 12/5 de frente, mas tomou o empate em 14/14. A decisão foi para o tempo extra, onde Claro foi vencedor.
Outro brasileiro em ação, Fabrício Marques fazia uma luta dominante contra o argentino Miguel Galeano e vencia por 14/10 a cinco segundos do fim, mas tomou o empate. O argentino acertou dois chutes no colete de forma consecutiva e levou o duelo para o tempo extra. Por lá, acertou mais um chute sobre o brasileiro e conquistou a vitória, avançando de fase.
Com a classificação de Claro Lopes, o Brasil terá seis atletas no parataekwondo dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Cinco já haviam obtido vaga através do ranking mundial: Nathan Torquato (63kg), Maria Eduara Stumpf (52kg), Silvana Fernandes (57kg), Ana Carolina Moura (65kg) e Débora Menezes (+65kg).
Esta será a segunda vez que o parataekwondo integra o programa dos Jogos Paralímpicos. A primeira ocorreu em Tóquio-2020, ocasião em que o Brasil teve três atletas e faturou medalha com os três: um ouro (Nathan), uma prata (Débora) e um bronze (Silvana).